https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/issue/feedCaminhos da Educação Matemática em Revista (Online)2025-10-30T18:32:43-03:00Prof. Laerte Fonseca, PhDlaerte.fonseca@ifs.edu.brOpen Journal Systems<p>Criado na versão online em 2014 pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEM, 2008 - 1º grupo de pesquisa do IFS e na área em Sergipe) do Instituto Federal de Sergipe/IFS, sob a coordenação geral do Prof. Dr. Laerte Fonseca, também docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS), este periódico objetiva fomentar e difundir publicações a nível local, regional, nacional e internacional sobre temas relativos ao ensino e aprendizagem de matemática. Até o ano de 2018, a periodicidade das publicações era semestral e restrita ao campo da Educação Matemática.</p> <p>Entretanto, como o próprio nome “Caminhos” sugere, decidiu-se que a partir do segundo volume de 2018 a revista acolheria propostas alternativas advindas do Ensino de Ciências, como sendo estas possíveis rotas para acesso a potenciais estratégias pedagógicas. Essa iniciativa surgiu da compreensão de que existe nos bastidores epistemológicos dessas áreas vieses interdisciplinares que podem ser apreciados na forma de difusão de teorias e métodos importantes também para a Educação Matemática.</p> <p>A periodicidade é no mínimo <strong>semestral</strong> e as obras devem considerar importantes temáticas que, direta ou indiretamente, auxiliem novos olhares aos educadores matemáticos que, por sinal, constituem-se em uma comunidade aberta às discussões de naturezas plural, interdisciplinar e multidisciplinar.</p> <p><strong>ISSN 2358-4750</strong></p> <p><strong>Qualis CAPES: A4 - Ensino e Educação.</strong></p>https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/2147Dançar para Aprimorar a Atenção e a Neurocognição Matemática2025-10-28T11:09:38-03:00Adriana VAZZOLER-MENDONÇAadriana.italia@gmail.comLaerte FONSECAlaerte.fonseca@ifs.edu.br<p>O objetivo deste trabalho foi examinar os efeitos da dança sobre a atenção, em intervenções com pessoas de todas as idades, tanto saudáveis como com diagnósticos de condições que impactam sua capacidade atencional, em busca de possíveis contribuições para a aprendizagem matemática. A necessidade deste estudo surgiu pela alta incidência de queixas de falhas atencionais, quer no ambiente escolar, quer no laboral. Diante disso, buscam-se métodos para a reabilitação neurocognitiva, sendo a atenção considerada pedra angular para o desenvolvimento das demais funções cognitivas e executivas. Para se verificar essa questão, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, abrangendo o período de julho de 2014 a dezembro de 2024. Essa revisão foi baseada na pergunta de pesquisa “Qual é a influência da prática de dança na atenção das pessoas que dançam?” Foram buscados artigos que descrevem trabalhos experimentais, publicados em periódicos indexados nas bases Lilacs, Medline e Scielo, contendo, nos títulos ou resumos, as palavras “dança” e “atenção” ou suas correspondentes nos idiomas inglês e espanhol. Dos 242 artigos encontrados, foram considerados 18. Dos estudos analisados, 66,67% trouxeram evidências consideráveis sobre a influência positiva da dança nos processos atencionais. De acordo com esses achados, a dança pode ser uma estratégia promissora para o enriquecimento e a reabilitação da atenção e suas consequências, na aprendizagem matemática. Uma das limitações do trabalho está no processo de seleção, inclusão e exclusão dos artigos, uma vez que, conduzido por apenas um pesquisador, pode ter produzido vieses.</p>2025-10-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/2148Contextualização e Atenção em Tarefas Matemáticas2025-10-28T13:28:46-03:00Sebastião Fagner Siqueira CARVALHO sf.fagner@gmail.comJorge Santos NÉRISsf.fagner@gmail.comEdmo Fernandes de CARVALHOsf.fagner@gmail.comLaerte FONSECAlaerte.fonseca@ifs.edu.br<p>Este artigo investiga como a contextualização de tarefas matemáticas pode favorecer a mobilização dos mecanismos atencionais top-down e bottom-up, de modo a contribuir para o ensino e aprendizagem de relações métricas no triângulo retângulo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental, desenvolvida no âmbito de um programa de pós-graduação em Ensino, com base em cento e cinco tarefas presentes na unidade 4 de um livro didático de Matemática do 7º ano do Ensino Fundamental. A partir de critérios específicos, foram selecionadas dezoito tarefas consideradas contextualizadas e, posteriormente, classificadas segundo os mecanismos atencionais predominantes. A análise detalhou duas tarefas selecionadas como representativas: uma com predomínio do mecanismo top-down e outra com predominância do mecanismo bottom-up. Os resultados indicam que a contextualização atua como elemento potencializador da atenção, ao permitir associar o objeto do conhecimento matemático à realidade vivida pelo estudante, favorecendo o engajamento e a significação dos saberes escolares. Conclui-se que a elaboração de tarefas matemáticas deve considerar tanto os aspectos instrucionais quanto os estímulos visuais e contextuais, promovendo uma aprendizagem mais integrada, atenta e significativa.</p>2025-10-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/2149Atenção e Aprendizagem Matemática2025-10-28T14:11:09-03:00João Francisco Staffa da COSTAeng.staffa@gmail.comValderez Marina do Rosário LIMAeng.staffa@gmail.comLaerte FONSECAlaerte.fonseca@ifs.edu.br<p>Este artigo, recorte dos resultados de uma tese de Doutorado, tem como objetivo apresentar indicadores qualitativos relacionados ao fenômeno atencional que podem ser utilizados para planejamento, execução e avaliação de aulas de Matemática. O aporte teórico relaciona-se ao fenômeno atencional e a outros atributos associados a ele, tais como a cognição incorporada, as funções executivas, as emoções e a motivação. Com relação aos procedimentos metodológicos, realizou-se uma pesquisa teórica, do tipo metanálise, de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, utilizou-se uma estrutura única de busca, em três idiomas, elaborada com palavras-chave e operadores booleanos. Optou-se pela utilização do buscador Google Acadêmico e dos bancos de dados Scopus e Web of Science. A partir de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 47 estudos, cujas seções de Resultados e Considerações Finais foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Como resultados, obteve-se um conjunto de 22 indicadores, baseados na Neurociência Cognitiva, cujo enfoque é o fenômeno atencional. Acredita-se que seja possível incorporar esses indicadores ao planejamento e à prática pedagógica, melhorando o recrutamento da atenção dos estudantes e, consequentemente, potencializando a aprendizagem de Matemática.</p>2025-10-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/2153Potenciais Relativos a Eventos de Atividade Cerebral no Processamento da Atenção Matemática2025-10-28T23:28:43-03:00Pamella Mendes Martiniano da Silva CARDOSOpamellamart.n@gmail.comLaerte FONSECAlaerte.fonseca@ifs.edu.br<p>Esta revisão de escopo, conduzida segundo as diretrizes PRISMA-ScR, teve como objetivo mapear os principais componentes de Event-Related Potentials (ERPs) cerebrais associados à atenção em tarefas matemáticas. A busca sistemática foi realizada nas bases PubMed e ScienceDirect, abrangendo publicações de janeiro de 2014 a junho de 2024. Foram incluídos estudos empíricos com indivíduos neurotípicos realizando tarefas matemáticas durante registro de ERPs, e excluídos estudos com populações clínicas, revisões e textos teóricos. Após triagem, 19 artigos foram analisados. Os estudos identificaram variações nos componentes P1 e N1 associados à atenção visual inicial, N2 (relacionado à inibição de respostas e detecção de conflito, P3 ligado à tomada de decisão e atualização d memória de trabalho, N400 envolvido no processamento semântico de fatos matemáticos e LPC refletindo integração tardia. Essas modulações ocorreram em função do desempenho dos participantes, tipo de estímulo e variáveis afetivas, como ansiedade matemática. Os achados destacam a sensibilidade dos ERPs a processos perceptuais, controle executivo, processamento semântico e regulação emocional na cognição matemática, além de evidenciar diferenças ao longo do desenvolvimento e influências da ansiedade matemática. A revisão reforça o potencial dos ERPs como marcadores neurofisiológicos para diagnósticos precoces e intervenções personalizadas, ao mesmo tempo que ressalta limitações decorrentes da heterogeneidade metodológica e amostral dos estudos atuais.</p>2025-10-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/2154Atenção, Funções Executivas e Aprendizagem Matemática em Escolares2025-10-28T23:47:36-03:00Elaine Cristina Gonçalves SANTOSelainecgsantos@usp.brLaerte FONSECAlaerte.fonseca@ifs.edu.br<p>Este artigo teve como objetivo reunir evidências da literatura nacional e internacional, publicadas nos últimos cinco anos, sobre a influência da atenção e das funções executivas na aprendizagem matemática de crianças em idade escolar, além de analisar a contribuição desses estudos para a compreensão dessa relação. Foi realizada uma revisão de escopo por meio de buscas sistemáticas nas bases Scopus, PubMed, SciELO, Google Acadêmico e LILACS. Os estudos selecionados foram organizados conforme as diretrizes do PRISMA-ScR. Os quatro estudos incluídos destacam o papel preditor da memória de trabalho e a relevância das funções executivas na resolução de problemas matemáticos. Evidências indicam que as funções executivas sustentam o planejamento, a manipulação de informações e a escolha de estratégias, enquanto a atenção é fundamental para filtrar estímulos relevantes e manter o foco nas tarefas. Apesar dessas contribuições, não foram encontrados estudos que investigassem de forma integrada e simultânea a atenção, as funções executivas e a aprendizagem matemática. A análise teórica do modelo de atenção de Posner e dados empíricos sobre o desenvolvimento atencional ressaltam a importância de explorar esses processos de forma conjunta. Os resultados apontam para a necessidade de pesquisas interdisciplinares entre neurociência cognitiva, psicologia educacional e educação matemática, visando o desenvolvimento de intervenções eficazes e o aprimoramento das práticas pedagógicas.</p>2025-10-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/2155Aprendizagem de Trigonometria à luz dos Modelos Teóricos da Atenção Seletiva2025-10-29T00:03:41-03:00Eliel Cardoso dos SANTOSellyelcardosinho@gmail.comLaerte FONSECAlaerte.fonseca@ifs.edu.br<p>Este artigo teve como objetivo investigar de que maneira os modelos teóricos da atenção seletiva têm sido considerados para superar desafios cognitivos no ensino de Trigonometria no Ensino Médio. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com delineamento bibliográfico e caráter exploratório, estruturada sob os princípios da revisão sistemática da literatura. A busca foi realizada em seis bases de dados (SciELO, ERIC, CAPES Periódicos, BDTD, ProQuest e PubMed), no período de 2015 a 2025, com uso de descritores específicos e critérios de inclusão voltados à articulação entre atenção seletiva e aprendizagem da Trigonometria. Como resultado, apenas três dissertações, todas encontradas na BDTD, atenderam aos critérios definidos. As obras analisadas evidenciam uma conexão promissora entre os modelos teóricos da atenção seletiva, especialmente a Teoria da Integração de Características (TIC), e estratégias didáticas voltadas à aprendizagem da função seno, com ênfase na utilização de tecnologias como a Realidade Aumentada e na elaboração de sequências didáticas estruturadas. As pesquisas demonstraram que a atenção seletiva atua como um mecanismo neurocognitivo crucial para o foco em estímulos relevantes e a inibição de distrações, auxiliando na superação de erros conceituais e operatórios. Conclui-se que, embora a produção científica ainda seja escassa, visto que foram encontradas apenas três dissertações, a integração entre Neurociência Cognitiva e Educação Matemática apresenta grande potencial para fundamentar práticas pedagógicas mais eficazes. O estudo propõe, como desdobramento, a realização de investigações empíricas sobre intervenções didáticas baseadas em modelos atencionais.</p>2025-10-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/2156Emoções, Atenção e Codificação Preditiva2025-10-29T00:37:33-03:00Daisy Cristina Olerich CECATTOdaisy.olerich@gmail.comLaerte FONSECAlaerte.fonseca@ifs.edu.br<p>O objetivo deste estudo foi mapear e analisar criticamente as evidências empíricas e teóricas sobre os efeitos da ansiedade matemática nos processos de atenção seletiva e codificação preditiva durante a resolução de problemas no Ensino Fundamental. Por meio de uma revisão de escopo, seguiu-se o protocolo metodológico PRISMA-ScR, com base nos modelos de Arksey e O'Malley (2005) e Levac et al. (2010). Foram selecionados 23 estudos empíricos publicados entre 2020 e 2025, localizados em bases internacionais e nacionais, que abordassem ao menos dois dos três eixos teóricos centrais: ansiedade matemática, atenção seletiva e codificação preditiva. Os achados, analisados à luz do modelo da “espiral neurocognitiva”, dinâmica processual e auto-reforçadora entre emoção, atenção e predição, apontam que altos níveis de ansiedade matemática comprometem o engajamento atencional e a atualização de modelos internos durante a resolução de problemas, sendo observadas alterações neurofuncionais como hiperativação da amígdala, menor conectividade pré-frontal-parietal e padrões eletrofisiológicos desfavoráveis. Intervenções como mindfulness, biofeedback, jogos baseados em erro preditivo e reorganização didática mostram potencial para mitigar tais efeitos. Conclui-se que o enfrentamento da ansiedade matemática demanda articulação entre neurociência, psicologia e práticas pedagógicas que considerem tanto a dimensão afetiva quanto os mecanismos interdependentes da espiral neurocognitiva.</p>2025-10-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/2162Atenção, Neurofeedback e Discalculia2025-10-30T17:40:37-03:00Telma PANTANOtelma.pantano@hc.fm.usp.brCristiana ROCCAtelma.pantano@hc.fm.usp.brLaerte FONSECAlaerte.fonseca@ifs.edu.br<p>Este artigo investiga através de uma revisão integrativa os principais estudos clínicos que envolveram neurofeedback através da eletroencefalografia, matemática e a discalculia, para conhecer os métodos de investigação, as possibilidades de intervenção e os protocolos de treinamento utilizados. Foram realizadas buscas nos campos de dados Pubmed, Scielo e Psychinfo de todos os artigos publicados entre os anos de 2010 e julho de 2025, publicados em inglês, espanhol ou português. Dos 186 artigos encontrados somente 06 preenchiam os critérios de inclusão para o estudo. Concluiu-se que os estudos ainda são muito escassos com relação ao número de sujeitos envolvidos e os resultados associados, embora apresente sinais promissores de que o neurofeedback pode ser um instrumento de treinamento e estimulação atencional para evolução da aprendizagem matemática.</p>2025-10-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/2163Holofotes da atenção na aprendizagem matemática2025-10-30T18:02:01-03:00Luiz Carlos LEAL JUNIORluizleal@ifsp.edu.brLaerte FONSECAlaerte.fonseca@ifs.edu.br<p>Este artigo investiga o papel das videoaulas de matemática a partir da perspectiva da Neurociência Cognitiva da Atenção, da Psicopedagogia e da Resolução de Problemas. A análise de comentários de estudantes em diferentes canais de YouTube, articulada a referenciais arqueogenealógicos, mostra que o recurso ao vídeo não é apenas conveniência, mas uma resposta adaptativa a contextos presenciais percebidos como ruidosos, desmotivadores e pouco organizados do ponto de vista atencional. Os resultados indicam que as videoaulas funcionam como “diretores de iluminação”, ao guiar o holofote da atenção para elementos centrais, reduzir distrações e ampliar a autonomia no ritmo de estudo. Essa configuração modula redes atencionais top-down e bottom-up, reduz a carga cognitiva e atenua efeitos da ansiedade matemática, favorecendo ganhos rápidos em desempenho procedimental. Contudo, também limita a exploração conceitual mais profunda, exigindo uma abordagem modulada que combine foco procedimental e problematização. Conclui-se que as videoaulas não são apenas ferramentas didáticas, mas sintomas de transformações mais amplas na ecologia da Educação Matemática, reconfigurando papéis de professores e estudantes e tensionando a lógica da economia da atenção.</p>2025-10-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/2164NEUROCIÊNCIA COGNITIVA DA ATENÇÃO2025-10-30T18:13:20-03:00Laerte FONSECAlaerte.fonseca@ifs.edu.br2025-10-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025