https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/issue/feedCaminhos da Educação Matemática em Revista (Online)2024-12-31T12:37:27-03:00Prof. Laerte Fonseca, PhDlaerte.fonseca@ifs.edu.brOpen Journal Systems<p>Criado na versão online em 2014 pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEM, 2008 - 1º grupo de pesquisa do IFS e na área em Sergipe) do Instituto Federal de Sergipe/IFS, sob a coordenação geral do Prof. Dr. Laerte Fonseca, também docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS), este periódico objetiva fomentar e difundir publicações a nível local, regional, nacional e internacional sobre temas relativos ao ensino e aprendizagem de matemática. Até o ano de 2018, a periodicidade das publicações era semestral e restrita ao campo da Educação Matemática.</p> <p>Entretanto, como o próprio nome “Caminhos” sugere, decidiu-se que a partir do segundo volume de 2018 a revista acolheria propostas alternativas advindas do Ensino de Ciências, como sendo estas possíveis rotas para acesso a potenciais estratégias pedagógicas. Essa iniciativa surgiu da compreensão de que existe nos bastidores epistemológicos dessas áreas vieses interdisciplinares que podem ser apreciados na forma de difusão de teorias e métodos importantes também para a Educação Matemática.</p> <p>A periodicidade é no mínimo <strong>semestral</strong> e as obras devem considerar importantes temáticas que, direta ou indiretamente, auxiliem novos olhares aos educadores matemáticos que, por sinal, constituem-se em uma comunidade aberta às discussões de naturezas plural, interdisciplinar e multidisciplinar.</p> <p><strong>ISSN 2358-4750</strong></p> <p><strong>Qualis CAPES: A4 - Ensino e Educação.</strong></p>https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1720A inserção da Educação para as Relações Étnico-Raciais nos cursos de Licenciatura em Química2024-12-28T13:17:09-03:00Nicole Pereira Martins de Limanicolepereira1804@gmail.comAdemir de Souza Pereiraademirpereira@ufgd.edu.br<p>Este estudo objetiva analisar como as relações étnico-raciais são abordadas nos currículos dos cursos de Licenciatura em Química, utilizando-se da análise qualitativa e documental dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). A partir da análise, identificou-se que, embora a temática tenha avançado formalmente com disciplinas obrigatórias e optativas, há desafios na efetividade pedagógica. As práticas docentes frequentemente carecem de conexão com as realidades socioculturais dos estudantes devido à falta de formação continuada e à prevalência de abordagens teóricas. Perspectivas futuras incluem estudos sobre metodologias inovadoras, impactos na prática docente e criação de espaços interdisciplinares para integrar ciência e diversidade cultural. O estudo reforça a necessidade de estratégias estruturantes para consolidar a ERER como eixo transformador na formação docente e na educação inclusiva.</p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1722Escrevivência do tornar-se professora de Química nas Unidades Prisionais 2024-12-30T17:18:13-03:00Aparecida Jeanne Paz de Mattosjepmattos@gmail.comAdriana Marques de Oliveiraadrianamarques@ufgd.edu.br<p>O presente artigo apresenta a uma escrita por meio da escrevivência de uma professora de Química que passa a lecionar em unidade educacional de internação e posteriormente em Unidades Prisionais, relatando experiências que a construiu e (re)construiu tanto como professora quanto como ser humano, ao longo desse percurso. Essa pesquisa é de cunho qualitativa narrativa embasada no conceito de escrevivência de Conceição Evaristo e refere-se a uma escrita em que ela enfatiza as suas vivências, memórias e histórias, narrando suas experiências pessoais e também as coletivas, sendo estas sempre na perspectiva de resistência. Essa pesquisa destaca a legislação que rege o atendimento educacional nas unidades prisionais, na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a importância da formação inicial e continuada dos/as professores/as que atuam nesse ambiente de privação de liberdade, e como um recurso essencial para que o processo de ensinar-aprender-ensinar seja efetivo nesses ambientes. </p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1721Educação Matemática para bebês e crianças bem pequenas em creches2024-12-28T13:50:28-03:00Milena Efigênio Cabreiramilenaah2016@gmail.comAna Paula Bolsan Sagriloanapaulabsagrilo@hotmail.comEdvonete Souza de Alencaredvonete.alencar@unb.br<p>Esta pesquisa documental analisa duas atividades do livro “Cadê? Achou! Educar, cuidar e brincar na ação pedagógica de creche”, voltadas ao desenvolvimento do raciocínio matemático em crianças pequenas. A seleção baseou-se na promoção de aprendizado e exploração por meio de jogos. Os resultados indicam que o jogo é um recurso valioso no desenvolvimento infantil, estimulando habilidades como sensibilidade corporal, contato com noções matemáticas, pensamento lógico-matemático, criatividade e elaboração do processo identitário. As atividades destacam a importância de experiências significativas e interativas no contexto da educação infantil, favorecendo o aprendizado lúdico e exploratório. A pesquisa evidencia a relevância do brincar como parte integrante do processo pedagógico em creches, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças.</p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1723Frações e seus Significados2024-12-30T17:25:29-03:00Jéssica Rodrigues Nunesjessicanunes45642@gmail.comJorge Henrique Gualandihgualandi@ifes.edu.br<p>Este texto tem como objetivo apresentar alguns resultados de uma pesquisa que buscou investigar como professores em formação inicial identificam e (re)significam os significados das frações. Para isso, foram aplicadas listas com questões sobre frações, com o intuito de explorar as ideias relacionadas a conceitos como parte-todo, quociente, razão, fator multiplicativo, medida e número. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou rodas de conversa como técnica de coleta de dados, além dos protocolos com as resoluções das questões trabalhadas. Constatou-se que, embora os professores em formação desconhecessem alguns significados atribuídos às frações, as rodas de conversa possibilitaram a (re)significação e ampliação de seus entendimentos sobre o tema. Nesse sentido, recomenda-se que, tanto na formação inicial quanto na continuada, sejam explicitadas as diferenças presentes em cada significado de fração.</p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1724Metodologias Ativas2024-12-30T17:34:00-03:00Regina Keiko Satoreginakeikosato@gmail.comEttiène Cordeiro Guériosettiene@ufpr.br<p>Este artigo resulta de uma pesquisa qualitativa exploratória e interpretativa que investigou os entendimentos de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental sobre metodologias ativas em suas práticas metodológicas. Participaram nove professores de duas escolas públicas de Curitiba, Paraná. Foram utilizados questionário e entrevista, e a análise foi feita pela técnica de núcleos de significação. Constatou-se que os professores tiveram pouca abordagem sobre metodologias ativas durante a graduação. Apesar dos desafios, essas metodologias contribuem para uma educação matemática significativa e para o desenvolvimento de pessoas ativas, promovendo o protagonismo do estudante participativo no processo de aprendizagem, fortalecendo sua autonomia e engajamento na construção do conhecimento.</p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1725De volta para o passado2024-12-30T17:39:16-03:00Luciene Silva Primo de Oliveiralucienesilvaprimo@gmail.comVivian dos Santos Calixtoviviancalixto@ufgd.edu.br<p>O cenário educacional, em sua globalidade, tem vivenciado nas últimas décadas um conjunto de reformulações curriculares. No que tange a formação de professores experienciamos, em um interstício temporal de dez anos, a proposição de três diretrizes. Entre o normativo de 2015, o de 2019 e o de 2024 emergem zonas de convergência e divergência. Diante desse contexto, por meio desse movimento de investigação desenvolvemos um exercício compreensivo das produções inerentes ao documento normativo de 2019. Para tanto realizamos uma pesquisa bibliográfica, assumindo como material empírico vinte artigos, vinculados a periódicos nacionais com Qualis A. A análise considerou os pressupostos teórico/metodológicos da Análise Textual Discursiva. Como compreensões emergentes aflora a percepção da BNC-Formação como engrenagem na desqualificação da formação de professores, fomento a constituição de identidades individualistas e submissas a lógica neoliberal. </p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1726A Compreensão das orientações da BNCC para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil2024-12-30T17:45:03-03:00Sílvia Regina da Silva Cassimirosilviamullerddo@hotmail.comAdemir de Souza Pereiraademirpereira@ufgd.edu.br<p>Este trabalho apresenta os resultados de uma Revisão Sistemática de Literatura, cujo objetivo foi verificar como os professores da Educação Infantil compreendem as orientações da BNCC para o ensino de Ciências da Natureza. A pesquisa tem abordagem qualitativa e a investigação oi realizada por meio do Portal de Periódicos, Catálogo de Teses e Dissertações, na <em>Scientific Eletronic Library Online</em> e <em>no Google Acadêmico</em><em>.</em> Como resultados foram encontrados 880 trabalhos entre teses, dissertações e artigos, porém apenas 15 atendiam aos critérios de inclusão da pesquisa. As pesquisas apontam a necessidade realização de processos formativos que possam de orientar os docentes quanto as práticas adotadas para o ensino de Ciências da Natureza, após a implementação do documento, visto que os mesmos tiveram pouca formação, e por isso, apresentam dificuldades na compreensão das propostas. </p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1727Formação Docente e ACT2024-12-30T17:51:25-03:00Tiago Martins Mouratiagomartins@uern.brAlbino Oliveira Nunesalbino.nunes@ifrn.edu.brAlbano Oliveira Nunesalbano.nunes@prof.ce.gov.brManoel Fábio Rodriguesmanoelfabio@uern.br<p>Este estudo investigou como os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das licenciaturas em Física de instituições públicas no Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba incorporam a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) na formação inicial de professores. Com abordagem mista e exploratória, a análise focou nos objetivos e no perfil do egresso, processando o corpus textual com o software IRAMUTEQ. Os resultados destacaram avanços na preparação pedagógica e técnica, evidenciados por nuvens de palavras, grafos de similitude e classificações hierárquicas descendentes, com ênfase na integração de dimensões sociais e culturais. Entretanto, persistem lacunas relacionadas à interdisciplinaridade e à inclusão de aspectos ambientais e sustentáveis, apontando para a necessidade de revisões curriculares que fortaleçam a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).</p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1728Mapeamento de textos de divulgação científica2024-12-30T18:10:23-03:00Thauanna Corrêa Mendonça Vilhalbathauanna.mendonca@ufms.brDaniele Correiad.correia@ufms.br<p>Pesquisas em ensino de ciências destacam o potencial dos textos de divulgação científica (TDC) em sala de aula, sendo o sucesso das práticas de leitura influenciado pelo TDC, as estratégias de leitura e os discursos apropriados e mobilizados. Este estudo objetiva propor e validar, com licenciandos em química, um instrumento para mapeamento de TDC no planejamento de práticas de leitura. A análise de dados seguiu a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que o instrumento foi considerado um facilitador na seleção de conteúdos e planejamento de práticas de leitura com TDC. Espera-se que o instrumento auxilie na efetivação de práticas de leitura e fortaleça o compromisso com a leitura e a formação de leitores na/sobre ciência.</p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1729A concepção de formação de professores para a Educação Básica na legislação educacional entre 1931 e 20242024-12-30T21:20:23-03:00Paulo Rosapaulo.rosa@ufms.brEliéverson Gonzalesgonzales.eg@outlook.com<p>Neste texto, analisamos as orientações legais para a construção do currículo para os cursos de formação de professores para a Educação Básica. Realizamos uma análise dos principais documentos normativos buscando identificar qual a concepção de formação presente nestes textos. O principal resultado dessa análise é de que é somente a partir da constituição de 1988 que a profissão docente passa a ser compreendida como uma carreira com características que lhe são próprias e que exigem um currículo com concepção diferenciada em relação aos cursos de bacharelado, principalmente o curso de formação de professores de Física. Outro resultado de nossa análise é que as concepções apresentadas nesses documentos são baseadas na Racionalidade Técnica e na Racionalidade Prática.</p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1730No início era um indivíduo2024-12-30T21:31:35-03:00Carla Moreira da Silva Medeiroscarlasilvamedeiros068@gmail.comJosé Wilson dos Santosjosewsantos@ufgd.edu.b<p>Parte de uma pesquisa mais ampla, este artigo descreve uma investigação sobre o papel do tempo como dispositivo de disciplinamento no ambiente pedagógico, moldando condutas e práticas docentes de professores iniciantes de Matemática. Com base nas teorizações de Michel Foucault sobre relações de poder e governamentalidade, a pesquisa utiliza entrevistas semiestruturadas com duas professoras iniciantes da rede pública. Os resultados destacam a complexidade da experiência docente, mostrando que o tempo é como um mecanismo disciplinador que influencia suas práticas e identidades. A falta de suporte institucional agrava a insegurança dos professores, enquanto a pressão para gerenciar o tempo na sala de aula afeta seu bem-estar.</p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1731Etnomatemática e Corpo-Território2024-12-30T21:38:20-03:00Midiã Barbosamidiajbarbosa@gmail.comRhuan Guilherme T. Ribeirorhuanribeiro@ufgd.edu.bBruna Marques Duartebrunamd88@gmail.com<p>O trabalho aborda os saberes e práticas tradicionais de uma artesã <em>Avá Guarani</em> na Tekoha Ocoy, Paraná, sob a perspectiva etnomatemática, com foco na produção de cestarias. Utilizando diálogos, entrevistas e registros visuais, a pesquisa destaca a interconexão entre os conhecimentos necessários para a confecção dos cestos e a identidade da artesã como mulher indígena. A perspectiva de corpo-território revela que os saberes do corpo, ligados à ancestralidade, espiritualidade e natureza, são essenciais nesse processo. A análise evidencia que os cestos afirmam a identidade étnica e perpetuam saberes, enfatizando o papel da mulher indígena na produção de conhecimentos etnomatemáticos.</p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1732AS OBRAS DE NÍSIA FLORESTA PELA HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA DAS MULHERES (1832-1853)2024-12-30T21:44:11-03:00Thainá Araújo Bonfimthaina.araujo@ufms.brKésia Ramireskesianeves@ufgd.edu.br<p>Este artigo apresenta uma discussão sobre o papel de Nísia Floresta, principalmente como educadora e em defesa de um ensino de ciências e matemática para mulheres/meninas no Brasil do século XIX. O artigo também trata da História Social da Cultura das Mulheres, trazendo esse construto como aporte teórico-metodológico para pesquisas que visam a história da educação matemática, cujo foco recai sobre práticas educativas e discursos que envolvam questões de gênero. Face a esse referencial e à história de Nísia, apontamos um caminho para futuras pesquisas, mostrando uma personagem que denunciava a exclusão feminina no ensino das ciências e da matemática, exemplo que pode ser tratado na história do tempo presente como disparador e fortalecimento de uma transformação social.</p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1733Dr. Stone e a Educação CTSA2024-12-30T21:51:56-03:00Eduarda Duarte de Souzaeduarda.souza@aluno.ueg.brNília Oliveira Santos Lacerdanilia.lacerda@ueg.brRafaela Duarte de Souzarduartedesouza1709@gmail.comVirginia Alves Ferreiravirginia.ferreira@seduc.go.gov.br<p>O objetivo da pesquisa foi investigar como o anime Dr. Stone pode ser utilizado para promover discussões sobre questões sociocientíficas e o desenvolvimento de habilidades como análise crítica e tomada de decisão. Como metodologia de trabalho montamos um cronograma com vinte encontros que foram organizados a partir de três momentos pedagógicos. Na metodologia da pesquisa utilizamos um questionário e uma entrevista semiestruturada para analisar o pensamento crítico dos estudantes em relação aos encontros. Para futuros projetos, é crucial refletir sobre estas fragilidades e aprimorar metodologias de experimentação e questionamento, visando melhorar a formação docente e promover um senso crítico mais desenvolvido entre os estudantes.</p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1734Educação CTSA e a Química dos materiais2024-12-30T21:59:13-03:00Ana Carolina Soares Piedadeanacsp17gps@aluno.ueg.brLarissa Rodrigues de Castrolarissa.rcastro0@gmail.comNília Oliveira Santos Lacerdanilia.lacerda@ueg.br<p>O objetivo dessa pesquisa foi identificar como os estudos sobre a Educação CTSA podem influenciar no processo de ensino aprendizagem e no posicionamento crítico dos estudantes sobre o tema química dos materiais. A metodologia do trabalho foi organizada em 17 encontros, a partir dos Três Momentos Pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. A metodologia da pesquisa foi qualitativa, com observações, questionários e entrevista semiestruturada. Com a realização da disciplina eletiva, a partir dos objetivos traçados inicialmente, conseguimos mostrar as relações sobre o uso de materiais básicos do dia a dia com as relações ciência, tecnologia, sociedade e ambiente; o que nos permitiu avançar em ações que evidenciaram possíveis avanços no posicionamento crítico dos estudantes.</p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1735Actividades sobre gráficos estadísticos en libros de texto chilenos de matemática en educación primaria2024-12-30T22:05:24-03:00J. Ignacio VILLA-Esparzaignaciov19@outlook.comAudy Salcedoaudy.salcedo@gmx.comDanilo Díaz-Levicoyddiazl@ucm.cl<p>Este estudio analiza las actividades relacionadas con gráficos estadísticos en libros de texto de primero a sexto año de Educación Primaria en Chile. Con un enfoque cualitativo e interpretativo, utiliza el análisis de contenido para examinar 24 libros vigentes, considerando tipos de gráficos, niveles de complejidad semiótica y de lectura, tipos de tareas, preguntas y contextos. Los resultados revelan el predominio de gráficos de barras, tareas de lectura y cálculo, preguntas orientadas a la producción de respuestas, y contextos personales. Predomina el nivel de lectura dentro de los datos y la representación de distribuciones. Se concluye que las actividades requieren mayor exigencia cognitiva, sugiriendo incluir inferencias, construcciones, justificaciones y valoraciones para enriquecer el aprendizaje estadístico.</p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1736Reflexões sobre práticas inclusivas no ensino de ciências2024-12-30T22:10:21-03:00Nádia Cristina Guimarães Errobidartnadia.guimaraes@ufms.brNelson Diasnelson.dias@ufms.br<p>O trabalho apresenta uma discussão sobre a formação de um professor para educação inclusiva, a partir de um projeto desenvolvido com o objetivo de chamar atenção dos estudantes do ensino médio sobre o uso inadequado de aparelhos de escuta musical, com fone de ouvido, por tempo prolongado e grande intensidade. Apresenta uma descrição do projeto, assumido como investigação sistemática, que produz uma representação interdisciplinar. Para problematizar a situação problema do uso inadequado do fone de ouvido emprega uma adaptação de um questionário validado por pesquisadores da área da saúde. Exemplifica resultados obtidos por meio da integração, não negociada, de conhecimento disciplinares abordados em duas disciplinas da formação de professores de física: Prática e formação docente e Educação Especial. Conclui sinalizando qua ainda desconsideramos a singularidade de cada estudante, especialmente aqueles que possuem algum tipo de deficiência.</p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1737O uso de recursos gamificados no ensino de ciências2024-12-30T22:17:41-03:00Jucelia Linhares Granemann de Medeiroslinhares.granemann@ufms.brAnderson Pereira Tolottiacademicoapt2023@gmail.com<p>O atendimento educacional hospitalar, previsto pelo Ministério da Educação e do Desporto em 1994, busca fortalecer a relação entre educação, tecnologia e saúde, com foco na humanização. Para proteger o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança hospitalizada, a pesquisa propõe atividades lúdicas gamificadas utilizando ferramentas tecnológicas para manter o vínculo com a escola. Um protótipo inicial, focado nos Sistemas Respiratório e Circulatório em Ciências, visa facilitar o ensino, aprendizagem e inclusão no ambiente hospitalar. A tecnologia, aliada à mediação pedagógica adequada, busca construir o conhecimento de forma lúdica, promovendo socialização e impactando positivamente a pedagogia hospitalar. A ferramenta educacional reforça a humanização e a inclusão no atendimento educacional hospitalar.</p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1738TENDÊNCIAS INVESTIGATIVAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E NO ENSINO DE CIÊNCIAS2024-12-31T12:37:27-03:00Ademir de Souza Pereiraademirpereira@ufgd.edu.br<p>O presente editorial, composto por 18 artigos, reúne pesquisadores de programas de pós-graduação e destaca a diversidade de temas abordados em pesquisas recentes na área de Ensino de Ciências e Matemática; de forma a valorizar elementos comuns que fortalecem o campo acadêmico e oferecem contribuições para a formação docente e práticas pedagógicas. Esses estudos refletem uma preocupação central com a inclusão, a interdisciplinaridade e a formação de sujeitos críticos e autônomos. Dentre os temas educacionais emergentes e socialmente relevantes destacam-se pesquisas que abordam a inserção da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) nos currículos de Licenciatura, a Educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e a produção de saberes etnomatemáticos. Tais temáticas reconhecem a necessidade de aproximar o ensino às realidades socioculturais dos estudantes, promovendo a diversidade e a contextualização do conhecimento científico e matemático.</p> <p>Um elemento transversal aos estudos é o enfoque em práticas pedagógicas que integram diferentes áreas do conhecimento. Exemplos incluem o uso de jogos para o desenvolvimento do raciocínio matemático em crianças pequenas, a utilização de textos de divulgação científica para estimular a leitura crítica e o planejamento de materiais concretos adaptados para estudantes com deficiência visual. Essa abordagem interdisciplinar reforça a importância de conectar teoria e prática na formação inicial e continuada de professores.</p> <p>Os estudos utilizam uma variedade de abordagens metodológicas, incluindo análise documental, análise de conteúdo e entrevistas semiestruturadas e abordagem metodológica, tais como, Três Momentos Pedagógicos que também aparece como um recurso na organização do ensino. Os resultados apresentados destacam avanços no entendimento de conceitos fundamentais, como frações e ondas sonoras, bem como no desenvolvimento de senso crítico e autonomia dos estudantes.</p> <p>Embora avanços sejam relatados, desafios persistem, especialmente, na implementação de abordagens mais inclusivas e na superação de lacunas formativas em áreas como metodologias ativas e Educação CTSA. O dossiê aponta que estudos futuros devem explorar novas metodologias e avaliar os impactos de práticas interdisciplinares na formação docente e no aprendizado dos estudantes.</p> <p>A análise conjunta desses trabalhos reconhece a importância da integração entre ciência, cultura e sociedade como um eixo estruturante para avançar na consolidação de uma educação mais inclusiva e transformadora.</p> <p>Dessa forma, esse número temático convida a comunidade acadêmica a continuar investigando e implementando práticas que ampliem as possibilidades do Ensino de Ciências e Matemática. Agradecemos aos autores por suas contribuições e aos nossos leitores pela contínua dedicação à educação científica.</p> <p>Boa leitura!</p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024