https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/issue/feed Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online) 2024-07-04T12:38:36-03:00 Prof. Laerte Fonseca, PhD laerte.fonseca@ifs.edu.br Open Journal Systems <p>Criado na versão online em 2014 pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEM, 2008 - 1º grupo de pesquisa do IFS e na área em Sergipe) do Instituto Federal de Sergipe/IFS, sob a coordenação geral do Prof. Dr. Laerte Fonseca, também docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS), este periódico objetiva fomentar e difundir publicações a nível local, regional, nacional e internacional sobre temas relativos ao ensino e aprendizagem de matemática. Até o ano de 2018, a periodicidade das publicações era semestral e restrita ao campo da Educação Matemática.</p> <p>Entretanto, como o próprio nome “Caminhos” sugere, decidiu-se que a partir do segundo volume de 2018 a revista acolheria propostas alternativas advindas do Ensino de Ciências, como sendo estas possíveis rotas para acesso a potenciais estratégias pedagógicas. Essa iniciativa surgiu da compreensão de que existe nos bastidores epistemológicos dessas áreas vieses interdisciplinares que podem ser apreciados na forma de difusão de teorias e métodos importantes também para a Educação Matemática.</p> <p>A periodicidade é no mínimo <strong>semestral</strong> e as obras devem considerar importantes temáticas que, direta ou indiretamente, auxiliem novos olhares aos educadores matemáticos que, por sinal, constituem-se em uma comunidade aberta às discussões de naturezas plural, interdisciplinar e multidisciplinar.</p> <p><strong>ISSN 2358-4750</strong></p> <p><strong>Qualis CAPES: A4 - Ensino e Educação.</strong></p> https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1664 Aproximación al CDC reactivo límite y las emociones de una profesora de química 2024-07-03T01:36:42-03:00 Raquel Stella Mejía-Sissa dqu_rmejias632@pedagogica.edu.co Diana Lineth Parga-Lozano dparga@pedagogica.edu.co <p>Se presenta una investigación interpretativa, cualitativa, con método hermenéutico y estudio de caso; se analizaron las relaciones emociones y componentes del conocimiento didáctico del contenido (CDC) reactivo límite en una profesora de química en formación inicial. Se implementaron cuestionarios, observaciones y entrevistas obteniendo datos textuales. Los resultados destacan categorías asociadas al gusto por enseñar, seguridad y ansiedad; percepciones del contexto y su relación con lo químico; formas de organización de grupos, estrategias de enseñanza con analogías; criterios de evaluación y actitudes hacia la enseñanza y el aprendizaje. Las emociones expresadas: gusto, seguridad, empatía, entusiasmo, paciencia, comprensión, motivación e interés son actitudes que favorecen el aprendizaje. Las emociones negativas deben ser comprendidas, para reflexionar y transformar la enseñanza.</p> 2024-07-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1665 Pensamento crítico e o Ensino de Ciências 2024-07-03T01:52:40-03:00 Daiane Kelly Müller mullerdaia27@gmail.com Letiane Lopes da Cruz letianedacruz@gmail.com Roque Ismael da Costa Güllich bioroque.girua@gmail.com <p>Esta pesquisa visa analisar a promoção do Pensamento Crítico (PC) nas diferentes estratégias de ensino em livros didáticos (LD) do Ensino Fundamental de países sul-americanos (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador e Guatemala). As atividades foram selecionadas em quatro categorias: Informativa, Exploratória, Reflexiva e Crítica. Na Informativa, a atividade com maior semelhança foi “Vocabulário/Glossário”, presente em quatro LD. Na Exploratória, a atividade “Questões” esteve presente em todos os livros. Nas categorias Reflexiva e Crítica, não houve semelhanças, evidenciando que cada LD buscou estratégias diferentes. Portanto, já que o LD ainda é muito utilizado pelos professores, destacamos a necessidade de atividades que levem o aluno a agir criticamente, para que este se desenvolva como cidadão reflexivo, crítico, autônomo e questionador.</p> 2024-07-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1666 Como professores de Ciências e/ou Biologia na Amazônica-Paraense refletem sobre a própria prática? 2024-07-03T08:35:42-03:00 Lucas Barbosa Martins biolucasbm@gmail.com Gracy Pinheiro Fortes gracypinheiro.gpf@gmail.com Sebastião Rodrigues-Moura sebastiao.moura@ifpa.edu.br <p class="Crsum" style="margin-top: 0cm;"><span lang="FR" style="font-size: 11.0pt;">Nesta investigação, objetivamos compreender como professores de Ciências e/ou Biologia, situados no contexto amazônico-paraense, refletem sobre si e sobre a prática docente, quando mobilizados a pensar sobre a própria prática, em processo de formação continuada. Assumimos a abordagem qualitativa, na modalidade narrativa da pesquisa, por meio de uma entrevista com quatro professores, cuja empiria foi tratada à luz da Análise Textual Discursiva. Destacamos que o contexto em que os professores de Ciências e/ou Biologia estão inseridos propicia reflexões que geram possibilidades pedagógicas ao ensino, revelam situações de (trans)formação de si e da ação docente. Apontamos que a formação de professores reflexivos para a docência deve ser uma forma estratégica para uma educação contextualizada, inclusiva e alinhada à especificidade da região.</span></p> 2024-07-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1667 Validação de um roteiro de entrevista 2024-07-03T08:59:57-03:00 Selton Jordan Vital Batista selton.vb@hotmail.com Ademir de Souza Pereira ademirpereira@ufgd.edu.br <p>O artigo aborda a validação de um roteiro de entrevista utilizado para investigar a relação entre documentos educacionais e a prática em sala de aula entre professores da educação básica. A metodologia empregada incluiu a elaboração do roteiro com base em critérios específicos, seguida pela realização de pré-testes com pesquisadores e participantes para avaliar a pertinência das questões propostas. Os resultados destacaram a importância de ajustar o contexto das perguntas, evitar ambiguidades e garantir clareza na redação do roteiro. Além disso, a inclusão de novas perguntas relevantes e a reorganização da ordem das perguntas foram consideradas essenciais. As considerações finais enfatizam a importância da validação do roteiro para assegurar a clareza, relevância e confiabilidade das informações.</p> 2024-07-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1669 Enseñanza de las ciencias a partir de la investigación temática 2024-07-03T09:20:43-03:00 Leonardo Fabio Martínez Pérez lemartinez@pedagogica.edu.co Jennifer Alejandra Suarez Silva alejasu9301@gmail.com <p>Este artículo de reflexión tiene el objetivo de analizar los aportes didácticos de la investigación temática propuesta por Paulo Freire para el desarrollo de iniciativas de Enseñanza de las ciencias basadas en los tres momentos pedagógicos de problematización, organización del conocimiento y aplicación. Se discuten propuestas de enseñanza de temas generadores tales como dengue, adulteración de combustible, bioquímica en la escuela y COVID-19. Se concluye que los aportes de estas propuestas hacen alusión a la enseñanza dialógica que establece interlocuciones críticas entre los saberes cotidianos de los estudiantes y la necesidad de avanzar en una comprensión contextualizada y significativa de la ciencia. Además, se resalta el papel de la investigación en el ejercicio docente como criterio fundamental para construir un currículo crítico.</p> 2024-07-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1670 Las actividades experimentales en las nuevas modalidades educativas 2024-07-03T09:35:57-03:00 Ignacio Julio Idoyaga iidoyaga@ffyb.uba.ar Cesar Nahuel Moya nahue.moya@gmail.com Gabriel Leonardo Medina gabriel.medina@uba.ar Narciso Veron-Rojas narciso.veron.n@gmail.com <p>Este trabajo presenta una revisión del Modelo del Laboratorio Extendido, el cual establece una serie de principios para el diseño de la enseñanza experimental en escenarios mediados por tecnologías. Se describen los distintos tipos de actividades experimentales que se pueden diseñar y la relación entre estas y las interfaces del modelo. Se postula el rol del profesor como autor-curador y del estudiante como tomador de decisiones. Se remarca la necesidad de construir una narrativa transmedia para integrar las diferentes interfaces del modelo. Se busca reflexionar acerca de la evaluación con actividades experimentales. Finalmente, se estimula la reflexión sobre las prácticas educativas en entornos donde las tecnologías son al mismo tiempo condicionantes, contenidos y contexto de la enseñanza y el aprendizaje.</p> 2024-07-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1671 A Teoria dos Códigos de Legitimação e a pesquisa em Educação em Ciências 2024-07-03T10:10:04-03:00 Bruno Ferreira dos Santos bf-santos@uesb.edu.br Guillermo Cutrera guillecutrera@gmail.com Rosilene Ventura de Souza rvsouza@uesc.br Beatriz dos Santos Santana bssantana@uefs.br <p>Este artigo apresenta a Teoria dos Códigos de Legitimação (TCL), uma estrutura sociológica multidimensional que estuda o conhecimento e suas formas nas práticas sociais, e suas aplicações na pesquisa em educação científica na América Latina. A partir das noções de campo de Bourdieu e de código de Bernstein, a TCL pretende tornar visíveis os princípios organizadores subjacentes do conhecimento nas práticas sociais – os códigos de legitimação - e explorar os seus efeitos. Apresentam-se os conceitos centrais da TCL e uma descrição de suas dimensões. Também retrata-se como pesquisadores latino-americanos têm utilizado a TCL para investigar o ensino, aprendizagem e formação em ciências naturais, com o objetivo de divulgar a TCL e seu potencial.</p> 2024-07-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1672 Ilha Interdisciplinar de Racionalidade e suas contribuições à promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica 2024-07-03T13:41:06-03:00 Camila de Paiva camila_paiva92@hotmail.com Mayki Jardim Sivico mayki.0809@gmail.com Leonir Lorenzetti leonirlorenzetti22@gmail.com Marcelo Valério marcelovalerio@ufpr.br Marcelo Valério marcelovalerio@ufpr.br <p>Este trabalho analisa a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) em uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade implementada em 2018, em uma escola estadual do Paraná, com alunos do primeiro semestre de um Curso Técnico em Química. A situação problema tratou das irregularidades do laboratório da própria instituição. A metodologia envolveu uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica. Toda a intervenção foi registrada em um diário de campo docente, que foi utilizada para analisar os processos de ACT por meio de indicadores. Recorreu-se à Análise de Conteúdo para a análise desses registros. Concluiu-se que ocorreu a interdisciplinaridade entre as componentes curriculares envolvidas no projeto e os indicadores da ACT foram contemplados.</p> 2024-07-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1673 Obsolescência Programada no Ensino de Ciências 2024-07-03T13:48:35-03:00 Matheus De Brito Reis mateusbritoreis@gmail.com Dália Melissa Conrado dalia.ufgd@gmail.com Ademir de Souza Pereira ademirpereira@ufgd.edu.br <p>Os muitos desafios contemporâneos associados à sustentabilidade ambiental decorrentes do excesso de lixo eletrônico e do consumismo. O tema da obsolescência programada, abordado numa perspectiva da educação CTSA, é uma oportunidade para uma formação crítica, ética e participativa. Nesse contexto, o presente trabalho teórico discutiu as possibilidades para se abordar a temática obsolescência programada como uma questão sociocientífica na perspectiva da educação CTSA para o ensino de ciências. Para isso, dialogamos com os principais trabalhos que relacionam o fenômeno da obsolescência programada e a educação científica e tecnológica, sugerindo e refletindo caminhos para uma atuação docente, em conformidade com a formação de cidadãos capazes de construir e manter sociedades sustentáveis.</p> 2024-07-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1674 Olimpiada de Biología en Bolivia 2024-07-03T13:59:36-03:00 Erika Fernández e.fernandez@umss.edu Carmen Ariana Castillo ccastillop@univalle.edu Irenice Coronado-Arrázola i.coronado@umss.edu <p>La Olimpiada de Biología inicia los primeros esfuerzos de competencia nacional el año 2008, con estudiantes de 5to de secundaria de algunas unidades educativas y dos años después se inició la asistencia a competencias internacionales. El año 2011, el Ministerio de Educación estableció la Olimpiada Científica Estudiantil Plurinacional Boliviana (OCEPB), donde participan estudiantes de biología de 2do a 6to de secundaria en cuatro etapas. Por otro lado, la dinámica en las ciencias biológicas hace necesario el uso de estrategias didácticas y de tecnología educativa como simuladores y plataformas en línea. En conjunto, se espera alcanzar una preparación de alto nivel para cumplir con los retos en eventos académicos internacionales.</p> 2024-07-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1675 Con los ojos abiertos yo veo y escucho 2024-07-03T14:13:26-03:00 Edvonete Souza de Alencar edvonete.alencar@unb.br Lilian Siqueira e Angelico siqueilva@gmail.com Anderson Ramirez andersonramirez593@gmail.com Moisés Pariahuache Humada moises.pariahuache@udep.edu.pe <p>La Educación Infantil no siempre se menciona cuando se habla de la enseñanza de las Ciencias, encontrando resistencias por tratarse de niños pequeños (de 0 a 5 años). Por lo tanto, este trabajo busca responder a la pregunta: “¿Qué aspectos se pueden evidenciar al utilizar libros de cuentos infantiles para enseñar Ciencias en la Educación Infantil?” Para ello, esta investigación es cualitativa y utiliza la metodología documental. Se analizan dos libros infantiles proporcionados por el gobierno peruano, que sirven como herramientas para la enseñanza de ciencias en la Educación Infantil. Basándonos en el marco teórico de Maline, Maués y Souza (2018), Pucu y Franco (2022), Cachapuz et al. (2011) y Galvão (2006), este artículo no solo destaca la relevancia de la enseñanza de ciencias en la Educación Infantil, sino que también propone métodos innovadores para su implementación, con el objetivo de construir una base sólida para el aprendizaje continuo y la formación de ciudadanos conscientes y críticos.</p> 2024-07-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1676 PERSPECTIVAS DAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMÉRICA DO SUL 2024-07-04T12:38:36-03:00 Ademir de Souza Pereira ademirpereira@ufgd.edu.br <p>É com grande satisfação que apresentamos este número temático da nossa revista, dedicado à Educação em Ciências na América Latina. Esta edição especial reúne um conjunto diversificado de pesquisas que exploram diferentes aspectos da prática pedagógica, formação de professores, uso de tecnologias e estratégias de ensino inovadoras, refletindo a rica diversidade geográfica e cultural da nossa região.</p> <p>São 11 artigos de pesquisas que abrangem uma diversidade de contextos geográficos e culturais, envolvendo estudos realizados no Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia e Peru. Os artigos abordam diferentes aspectos da educação científica e tecnológica, com ênfase em metodologias, práticas pedagógicas, reflexões e estratégias que tencionam a discutir o processo de ensino e a aprendizagem das ciências.</p> <p>Há, neste número temática, as pesquisas utilizam métodos qualitativos de investigação, como estudos de caso, análise textual discursiva, entrevistas, validação de roteiros e reflexões narrativas, para explorar e compreender as práticas pedagógicas e suas implicações. Por exemplo, o artigo de Raquel Stella Mejía-Sissa e Diana Lineth Parga-Lozano da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia, intitulado “Aproximación al CDC reactivo límite y las emociones de una profesora de química “da Universidad Pedagógica Nacional intitulado Aproximación al CDC reactivo límite y las emociones de una profesora de química”, que usa uma metodologia qualitativa com método hermenêutico para investigar as emoções e o conhecimento didático de uma professora de química, e o artigo de Edvonete Souza de Alencar, Lilian Siqueira e Angélico, Anderson Ramirez e Moisés Pariahuache Ahumada, intitulado Con los ojos abiertos yo veo y escucho: propuestas para Enseñar Ciencias en la Educación Infantil que utiliza uma metodologia qualitativa documental para analisar livros de contos infantis. Nesse sentido, o artigo de Selton Jordan Vital Batista e Ademir de Souza Pereira, intitulado “Validação de um roteiro de entrevista: fundamentos para a pesquisa qualitativa no Ensino de Ciências” utilizando de uma abordagem qualitativa para avaliação de um material de investigação, muito utilizado em pesquisas educacionais.</p> <p>A investigação no contexto de sala de aula é proposta no artigo intitulado “Enseñanza de las ciencias a partir de la investigación temática” de Leonardo Fabio Martínez Pérez e Jennifer Alejandra Suarez Silva, pesquisadores, respectivamente, da Universidade Nacional Pedagógica da Colômbia e Secretaria Distrital da Colombia. O trabalho analisa aportes didáticos pautada na teoria freireana em iniciativas investigativas baseadas nos três momentos pedagógicos. Já a investigação de Erika Fernández, Carmen Ariana Castillo e Coronado-Arrázola do departamento de Biología, Facultade de Ciencias e Tecnologia, Universidade Mayor de San Simón,Cochabamba, Bolivia; apresentam dinâmicas que enfocam o processo de aprendizagem em ciências a partir da utilização de simuladores como propostas didáticas que ocorrem durante as olímpiadas de biologia na Bolívia.</p> <p>A tendência de pesquisas para a formação e prática docente é apresentada, pois é o foco de alguns artigos desse número temático, nesse sentido, discutem a formação inicial e continuada de professores. Nesse contexto, enfatizam a necessidade de preparar educadores reflexivos e críticos, que possam adaptar suas práticas ao contexto e às necessidades dos alunos. O artigo “Como professores de Ciências e/ou Biologia na Amazônia-Paraense refletem sobre a própria prática?” de Lucas Barbosa Martins, Gracy Pinheiro Fortes e Sebastião Rodrigues-Moura, por exemplo, explora como professores de ciências e biologia refletem sobre sua prática docente no contexto amazônico-paraense.</p> <p>Dentre as tendências podemos citar as pesquisas que investigam o<strong> Pensamento Crítico</strong><strong>, como o trabalho de</strong> Daiane Kelly Müller, Letiane Lopes da Cruz, Roque Ismael da Costa Güllich da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) enfatiza a promoção do pensamento crítico por meio de estratégias didáticas em livros didáticos sul-americanos.</p> <p>No que se refere à aspectos inclusivos e contextualizados o artigo de autoria Lucas Barbosa Martins, Gracy Pinheiro Fortes e Sebastião Rodrigues-Moura intitulado “Como professores de ciências e/ou biologia na amazônia-paraense refletem sobre a própria prática?” e o artigo de Matheus de Brito Reis, Dália Melissa Conrado e Ademir de Souza Pereira, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal da Grande Dourados, sob título “Obsolescência Programada no Ensino de Ciências: reflexões no contexto da Educação CTSA”, discutem, respectivamente, a educação na Amazônia a partir da compreensão de como professores de Ciências e/ou Biologia, situados no contexto e a educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) a partir da temática de produtos que não são mais utilizados pelos consumidores.</p> <p>A interdisciplinaridade pautada nas tecnologias é uma tendência contemporânea nessas pesquisas, já que discutem o papel das tecnologias na educação, como ferramentas de ensino e como contextos de aprendizagem. O artigo de Ignacio Julio Idoyaga, Cesar Nahuel Moya, Gabriel Leonardo Medina e Narciso Veron-Rojas do Centro de Investigación y Apoyo a la Educación Científica da Facultad de Farmacia y Bioquímica. Universidad de Buenos Aires. O trabalho tem como título “Las actividades experimentales en las nuevas modalidades educativas: reflexiones desde el marco del modelo del Laboratorio Extendido o Modelo do Laboratório Extendido” que traz a integração de tecnologias na educação experimental. Além disso, o artigo 8 de Camila de Paiva, Mayki Jardim Sivico, Leonir Lorenzetti, Marcelo Valério, da Universidade Federal do Paraná aprentam o trabalho intitulado “Ilha Interdisciplinar de Racionalidade e suas contribuições à promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica” que analisa a promoção da alfabetização científica e tecnológica por meio de uma abordagem interdisciplinar.</p> <p>Os trabalhos de Daiane Kelly Müller, Letiane Lopes da Cruz, Roque Ismael da Costa Güllich da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e de Edvonete Souza de Alencar, Lilian Siqueira e Angélico, Anderson Ramirez e Moisés Pariahuache Ahumada (Perú) analisando os livros didáticos em uma perspectiva de aprimorar o conhecimento produzido na área de Ensino de Ciências. Esse enfoque oferece uma visão importante sobre como os livros didáticos podem ser avaliados em vistas à promoção de uma educação científica de qualidade, que desenvolva suas habilidades críticas e reflexivas.</p> <p>As pesquisas aqui apresentadas não apenas elucidam questões fundamentais da educação científica, mas também apontam para soluções e práticas inovadoras que podem ser adotadas e adaptadas em diferentes contextos. Esperamos que este número temático inspire educadores, pesquisadores e estudantes dos diferentes níveis da pós-graduação a buscar por uma educação científica de qualidade, que seja acessível, relevante e transformadora para todos os alunos da América Latina.</p> <p>Agradecemos aos autores por suas contribuições e aos nossos leitores pela contínua dedicação à educação científica.</p> <p>Boa leitura!</p> 2024-07-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024