https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/issue/feedCaminhos da Educação Matemática em Revista (Online)2024-10-02T12:33:42-03:00Prof. Laerte Fonseca, PhDlaerte.fonseca@ifs.edu.brOpen Journal Systems<p>Criado na versão online em 2014 pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEM, 2008 - 1º grupo de pesquisa do IFS e na área em Sergipe) do Instituto Federal de Sergipe/IFS, sob a coordenação geral do Prof. Dr. Laerte Fonseca, também docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS), este periódico objetiva fomentar e difundir publicações a nível local, regional, nacional e internacional sobre temas relativos ao ensino e aprendizagem de matemática. Até o ano de 2018, a periodicidade das publicações era semestral e restrita ao campo da Educação Matemática.</p> <p>Entretanto, como o próprio nome “Caminhos” sugere, decidiu-se que a partir do segundo volume de 2018 a revista acolheria propostas alternativas advindas do Ensino de Ciências, como sendo estas possíveis rotas para acesso a potenciais estratégias pedagógicas. Essa iniciativa surgiu da compreensão de que existe nos bastidores epistemológicos dessas áreas vieses interdisciplinares que podem ser apreciados na forma de difusão de teorias e métodos importantes também para a Educação Matemática.</p> <p>A periodicidade é no mínimo <strong>semestral</strong> e as obras devem considerar importantes temáticas que, direta ou indiretamente, auxiliem novos olhares aos educadores matemáticos que, por sinal, constituem-se em uma comunidade aberta às discussões de naturezas plural, interdisciplinar e multidisciplinar.</p> <p><strong>ISSN 2358-4750</strong></p> <p><strong>Qualis CAPES: A4 - Ensino e Educação.</strong></p>https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1696Emerging Perspectives in Mathematics Education from Global-North and Global-South2024-09-30T17:16:54-03:00Danyal Farsanidanyal.farsani@ntnu.noLaerte Fonsecalaerte.fonseca@ifs.edu.brEstaner Claro Romãoestaner23@usp.brPaulo Rogério Miranda Correiaprmc@usp.br<p>Culture hides more than it reveals, and strangely enough what it hides, it hides most effectively from its own participants (Hall, 1959). This quote fits very well with a Persian maxim and a well-known aphorism that has been cited in many ethnographic papers that “a fish is the last creature to discover water”. Being immersed in water, being surrounded by water makes it invisible and almost impossible to notice the water from the perspective of a fish. Thus this special issue, Emerging Perspectives in Mathematics Education from Global-North and Global-South, makes a small attempt to scrutanise and reveal the “visible” and “familiar” localised and ‘glocalised’ practices (Bose & Farsani, 2023) that takes place in different regions of our world. A world that was not given to us by our parents but rather it is loaned to us by our children.<br>Finally, even though words have no wings, they can still fly a thousand miles. I hope this special issue can raise awareness to some of the work that takes place in different cultural contexts and bring the teaching and learning of mathematics between the Global-North and Global-South a step closer.</p>2024-10-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1697Analysis of a University Student’s Construction of a Praxeology for Integration Tasks2024-09-30T17:46:20-03:00 Vegard Toppholvegard.topphol@uia.no Heidi Strømskagheidi.stromskag@ntnu.no<p>This study utilizes the model of didactic moments from the Anthropological Theory of the Didactic to examine a university student’s praxeological work pertaining to a set of four integration tasks. The research focuses on themes related to the Fundamental Theorem of Calculus (FTC), which elucidate the technological aspects of the employed techniques. By analyzing the integral calculus content in the textbook used by the student at upper secondary level, the study identifies a potential causal relationship between the textbook’s treatment of integration and shortcomings in the student’s praxeological equipment. Specifically, it is found that an essential element of the FTC—interpreting area in terms of a function—was missing in the textbook’s logos block on integration. Furthermore, the analysis reveals a predominance of algebraic techniques over graphical ones in the student’s performance of the set of tasks. The findings underscore the impact of educational resources on students’ praxeological equipment and highlight the need for a critical evaluation of these resources using didactic transposition analysis. The study advocates developing a praxeological organization for integral calculus in order to guide curriculum designers and textbook authors, thereby bridging the educational gap between secondary and tertiary education and enhancing students’ comprehension of integral calculus.</p>2024-10-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1698Reflexiones de Futuros Profesores sobre la Inclusión de la Modelización Matemática en Tres Contextos de Enseñanza2024-09-30T17:59:28-03:00 Carlos Ledezmacarlos.ledezma.a@outlook.esAlicia Sánchezasanchezb@ub.eduAdriana Bredaadriana.breda@ub.eduVicenç Fontvfont@ub.edu<p>En este artículo, se sintetizan y discuten los principales resultados de una investigación, a partir de dos estudios previamente desarrollados por los autores y su continuación metodológica, que abarcó tres años académicos de un programa de máster para profesores de matemática de educación secundaria y bachillerato, cuyo objetivo fue analizar los aspectos del proceso de enseñanza y aprendizaje matemático que los futuros profesores priorizaron en sus reflexiones sobre la inclusión de la modelización durante sus prácticas educativas, las cuales se desarrollaron en tres contextos de enseñanza diferentes debido a la pandemia por COVID-19 y sus repercusiones. Estas reflexiones se analizaron con el constructo Criterios de Idoneidad Didáctica, propuesto por el Enfoque Onto-Semiótico, que fue la misma herramienta utilizada por los futuros profesores para pautar la reflexión sobre su propia práctica. Se siguió una metodología de investigación cualitativa desde un paradigma interpretativo y con un enfoque naturalista, pues no se intervino en el Máster de Formación de Profesores de Matemática estudiado. Se realizó un análisis de contenido sobre 337 Trabajos Finales de Máster elaborados durante los cursos 2019–2020, 2020–2021, y 2021–2022, con prácticas educativas desarrolladas en los contextos de enseñanza virtual, semipresencial, y presencial, respectivamente. Se destacan los siguientes resultados: (a) alrededor de un tercio de los futuros profesores afirmaron que implementaron la modelización en sus unidades didácticas y reflexionaron sobre su inclusión; (b) en sus reflexiones, los futuros profesores valoraron positivamente la inclusión de la modelización basados principalmente en los criterios de idoneidad epistémico y ecológico. Se concluye con algunas reflexiones sobre el impacto de los tres contextos de enseñanza en la implementación de la modelización.</p>2024-10-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1699A incorporação da metodologia ativa de gamificação nas unidades didáticas de futuros professores de matemática do Ensino Secundário2024-09-30T18:10:19-03:00Alexandre Cortés alcortesdasilva@ub.eduAdriana Bredaadriana.breda@ub.eduAlicia Sánchezasanchezb@ub.eduDanyal Farsanidanyal.farsani@ntnu.noDouglas Tinti Da Silvatinti@ufop.edu.br<p>O objetivo deste estudo é analisar como futuros professores de matemática, participantes de um programa de mestrado em formação de professores de matemática do ensino secundário, incorporam a metodologia ativa de gamificação no planejamento, implementação e redesenho de unidades didáticas. Para isso, é realizada uma revisão de 98 dissertações de mestrado, onde os professores em formação avaliam a implementação de uma unidade didática e posteriormente propõem possíveis melhorias. Por um lado, observa-se que, embora a maioria deles não tenha considerado o uso de gamificação, há uma grande presença de jogos nas unidades didáticas analisadas. Por outro lado, para aqueles que adotaram a gamificação, observa-se que a justificativa mais comum para usar essa metodologia ativa é motivar os alunos.</p>2024-10-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1700Indagación y modelización matemática para descifrar un antiguo mensaje romano en Educación Secundaria2024-09-30T18:19:08-03:00Pere Joan Falcó Solsonapfalcoso7@alumnes.ub.eduGemma Sala Sebastiàgsala@ub.eduAdriana Bredaadriana.breda@ub.eduDanyal Farsanidanyal.farsani@ntnu.no<p>En este artículo se presenta el diseño de una situación de aprendizaje para promover la emergencia de evidencias del uso conjunto de los procesos de indagación y de modelización matemática. Esta situación de aprendizaje forma parte de una investigación más amplia y aún en proceso que tiene como objetivo general describir cómo los procesos de indagación y modelización matemática interaccionan y se enriquecen mutuamente, caracterizar las actividades de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas que promueven el desarrollo de los procesos de indagación y modelización, y las competencias y habilidades ponen en uso los estudiantes al abordar tareas de este tipo. La situación de aprendizaje que se presenta no ha sido aún implementada, pero sirve de ejemplo de actividad matemática situada en un contexto interdisciplinar, cercano a los estudiantes y que supone un reto para ellos, promoviendo así un aprendizaje de las matemáticas de mayor significatividad.</p>2024-10-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/1701Explorando convergências linguísticas: a relação entre o número nove e a palavra novo na comunicação humana2024-09-30T18:28:03-03:00 Igor Henrique De Paula Brandãoigor.h.brandao@unesp.brYancel Orlando Soto Hernándezyancel.orlando@unesp.brAna Paula Brandão Carvalho De Meloana.brandao@unesp.brBrena Cristina Sturionbrena.sturion@unesp.br<p>Considerando o contínuo desenvolvimento da sociedade na produção de conhecimentos, a linguagem reflete, em sua maioria, a cultura e saberes de uma comunidade. Constantemente somos acostumados a ignorar detalhes do nosso cotidiano e suprimir nossas curiosidades sobre o mundo, entretanto em uma disciplina oferecida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, intitulada “From looking to observing classroom interactions”, ministrada pelo Professor Doutor Danyal Farsani, fomos instigados a refletir sobre aspectos cotidianos que nos passam despercebidos. Em uma das investigações propostas, fomos estimulados a perceber o padrão que ocorre na escrita, e pronúncia, das palavras “novo” e “nove” em diversos idiomas. Ao investigar a etimologia dessas palavras, percebemos que os caminhos revelam, além de significados e origens, um trajeto histórico que dialoga entre si e delineou como utilizamos tais termos em nossa comunicação e cultura. Assim, este artigo apresenta um percurso entre a linguagem e trajetos históricos, destacando suas convergências no mundo acadêmico. Embora existam múltiplas culturas presentes em nossa sociedade, investigando algumas raízes etimológicas e contextos históricos, identificamos que, há mais semelhanças que diferenças entre as sociedades, induzindo a um entendimento coletivo transcultural que pode ir até a relação de padrões numéricos e de percepções.</p>2024-10-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024