TRATAMENTO DE FERIDAS CUTÂNEAS DSENVOLVIDAS EM RATOS WISTAR ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO EXTRATOS DE MARACUJÁ (Passiflora edulis)

Autores

  • Chirlaine Cristine Gonçalves Instituto Federal de Sergipe - IFS
  • Almeida de Assis Cardoso de Francisco Universidade Federal de Campina Grande
  • José Augusto Andrade Filho Instituto Federal de Sergipe
  • Izabella Almeida Barros
  • Vanina Andrade Cardoso Viana Instituto Federal de Sergipe

Resumo

A pele é o maior órgão do corpo, e corresponde a aproximadamente 10% do peso corporal. A lesão da pele, ou ferida, pode atingir desde a epiderme, até as estruturas mais profundas e, aproximadamente, 30% da população adulta apresentará lesão cutânea aguda e precisará utilizar algum dispositivo na lesão. Dentre os fitoterápicos utilizados no Brasil, a Passiflora edulis (maracujá amarelo) destaca-se por já possuir efeitos positivos na população. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi: Desenvolver o extrato hidroalcóolico vegetal das folhas de passiflora edulis a 100% e a 50%. Testar o efeito positivo do extrato sobre cepas de Staphylococcus aureus. Estudar a eficácia do extrato em relação a outros métodos de cicatrização de feridas cutâneas em ratos Wistar. Os resultados permitem concluir que o uso tópico do extrato de Passiflora edulis apresentou um efeito significativo na cicatrização da pele de ratos em relação à área lesionada, sendo o extrato a 100%, o que obteve melhores resultados. Observou-se também que, o uso tópico do extrato associou-se diversos fatores que sugerem efeito benéfico do processo cicatricial, interferindo na celularidade, moderando a reação inflamatória, a qual favoreceu a aceleração da cicatrização em ambas as fases (aguda e crônica).

 

Biografia do Autor

Chirlaine Cristine Gonçalves, Instituto Federal de Sergipe - IFS

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0094273418663276 Doutora pelo programa de pós-graduação em ciências e tecnologia, no doutorado de engenharia de processos trabalhando com extrato vegetal utilizados em lesões de pele, na linha de curativos biológicos, Mestre em Saúde Coletiva, Especialista em Enfermagem do trabalho. Terapeuta comunitária. Atualmente é membro efetivo da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP, professora titular do Instituto Federal do Sergipe. Linha atual de pesquisa: Enfermagem dermatológica, Biotecnologia e Saúde do Trabalhador.

Almeida de Assis Cardoso de Francisco, Universidade Federal de Campina Grande

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1977), Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal da Paraíba (1981), Doutorado em Agronomia pela UNIVERSIDAD POLITECNICA DE CÓRDOBA (1993) na Espanha e Pós-Doutorado em Agronomia pela UNIVERSIDAD POLITECNICA DE MADRID (2002) na Espanha. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande, Campus I. Tem experiência na Área de Agronomia, com ênfase em Produção e Beneficiamento de Sementes, atuando principalmente nos seguintes temas: sementes, armazenamento, pós-colheita, secagem, atividade de água e qualidade fisiológica

José Augusto Andrade Filho, Instituto Federal de Sergipe

Pós-Doutorado em Ciências da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe (2014), Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (2013), Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2008) e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (2005). Atualmente é Professor Efetivo do Instituto Federal de Sergipe, Campus Propriá. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Distribuídos e Aprendizado de Máquina, atuando principalmente nos seguintes temas: Grid Computacionais, Sistemas Distribuídos, Algoritmos Genéticos, Aprendizado de Máquina e Seleção de Atributos em Agrupamentos de Dados.

Izabella Almeida Barros

É graduada em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande (2013), Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdades Integradas de Patos, Mestre em Ciências Odontologicas pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB e Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Lecionou a disciplina de Doenças Ocupacionais e Toxicologia na Especialização do Técnico em Enfermagem ma Escola Técnica Nossa Senhora da Consolação. Foi Professora Preceptora de Estágio I na Universidade Tiradentes. Tem experiência na área de enfermagem, com ênfase em Saúde Pública, Fitoterapia, atuando principalmente com pesquisa experimental de novos insumos.

Vanina Andrade Cardoso Viana, Instituto Federal de Sergipe

Professora do Instituto Federal de Sergipe, possui Doutorando em Engenharia de Processos na Universidade Tiradentes (2017), Mestrado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO pela Universidade Federal de Pernambuco(2011) e graduação em ENGENHARIA DE ALIMENTOS pela Universidade Federal de Sergipe (2008).

Downloads

Publicado

2019-09-19

Como Citar

Gonçalves, C. C., Francisco, A. de A. C. de, Andrade Filho, J. A., Barros, I. A., & Cardoso Viana, V. A. (2019). TRATAMENTO DE FERIDAS CUTÂNEAS DSENVOLVIDAS EM RATOS WISTAR ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO EXTRATOS DE MARACUJÁ (Passiflora edulis). Revista Expressão Científica (REC), 3(2), 53–64. Recuperado de https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/349

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)