ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE EQUAÇÕES DE TEMPO DE CONCENTRAÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO SALGADO EM GARARU/SE

Autores

  • Carlos Gomes da Silva Júnior Instituto Federal de Sergipe (IFS)
  • Zacarias Caetano Vieira Instituto Federal de Sergipe (IFS)
  • Daniel Luiz Santos Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Resumo

A determinação do tempo de concentração de uma bacia hidrográfica tem grande importância para estudos de ocorrência de cheias e adoção de medidas estruturais e não estruturais que mitiguem esse problema. Diante do exposto o presente trabalho objetiva calcular o tempo de concentração da bacia hidrográfica do riacho Salgado, localizado no município de Gararu- SE, a partir de seis fórmulas diferentes, para posterior comparação e análise dos resultados Para a realização deste trabalho foi feito um levantamento bibliográfico sobre as diversas equações empíricas desenvolvidas para o cálculo do tempo de concentração de uma bacia hidrográfica, sendo escolhidas, dentre as encontradas, seis equações: Equação de Kirpich, Equação de Kirpich Modificada, Equação de Dooge, Equação de Johnstone, Equação de Ventura e Equação de Pickering. Optou-se por trabalhar apenas com equações que tivessem como dados de entrada as características fisiográficas da bacia.  Os valores do tempo de concentração variaram de 67,76 minutos a 435,48 minutos, resultando em um tempo médio de 194,17 minutos. Desconsiderando os valores extremos (mínimo e máximo), o valor médio do tempo de concentração foi de 165,45 minutos. Os resultados obtidos com as diferentes equações resultaram em uma alta variabilidade dos valores para uma mesma bacia, resultando das condições iniciais para as quais foi preparada cada equação. Conclui-se que, para estimar o tempo de concentração de uma bacia hidrográfica utilizando equações empíricas, devem-se aplicar equações que foram desenvolvidas para bacias com características similares (áreas, declividade, tipo de área, etc.) para que os resultados obtidos sejam o mais próximo da realidade.

Biografia do Autor

Carlos Gomes da Silva Júnior, Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Graduado em Administração de Empresas com Habilitação em Recursos Humanos, Pós-Graduado em MBA Gestão de Projetos e Pós-Graduando em Gestão Estratégica de Pessoas (Estácio Sergipe),Graduando em Tecnologia em Saneamento Ambiental e Técnico em Edificações (Instituto Federal de Sergipe).Pesquisador no Instituto Federal de Sergipe (IFS) e Membro dos Grupos de Pesquisas: Projeto, Paisagem e Sustentabilidade; Urbanismo, Sustentabilidade e Educação; Segurança, Meio Ambiente e Saúde; e Ensino Saúde e Meio Ambiente. Trabalha com Informatização 01 na Pró Reitoria de Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Sergipe (PROPEX/IFS). É um dos Inventores da Patente Substrato Agrícola para Produção de Mudas e Implantação de Jardins, registrada pelo Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Sergipe (IFS) junto ao Instituto Nacional de Pesquisa e Inovação (INPI).

Downloads

Publicado

2020-04-07

Como Citar

Júnior, C. G. da S., Vieira, Z. C., & Santos, D. L. (2020). ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE EQUAÇÕES DE TEMPO DE CONCENTRAÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO SALGADO EM GARARU/SE. Revista Expressão Científica (REC), 4(2), 31–36. Recuperado de https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/376

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)