ANÁLISE DE UM PROTÓTIPO DE POÇO DE INFILTRAÇÃO PARA USO EM EDIFICAÇÕES COMO TÉCNICA COMPENSATÓRIA EM DRENAGEM URBANA

Autores

  • Zacarias Caetano Vieira Instituto Federal de Sergipe, Professor
  • Marcos Luciano Alves Barroso Instituto Federal de Sergipe, Professor
  • Daniel Luiz Santos Instituto Federal de Sergipe, Discente do Curso de Saneamento Ambiental
  • Camilla Fernandes Ferro Instituto Federal de Sergipe, Discente do Curso Técnico em Segurança do Trabalho.

Resumo

Atualmente, se discute a eficiência do uso exclusivo do sistemas de drenagem tradicionais, uma vez que eles promovem a transferida do volume de água para jusante da bacia. A utilização de superfícies permeáveis, telhados verdes, poços de infiltração, entre outros são estudados como medidas que atenuam a geração das enchentes urbanas. A cidade de Aracaju, capital do estado de Sergipe, caracteriza-se por apresentar constantes problemas com as enchentes, possuindo diversos pontos de alagamento. Diante do exposto este trabalho objetiva avaliar o desempenho de um poço de infiltração a partir de um modelo experimental implantando no Instituto Federal de Sergipe, Campus Aracaju. Em uma visita in loco foram: escolhido o local, medidas as dimensões da cobertura e determinado o coeficiente de infiltração do solo. Em seguida, criado uma metodologia simplificada de dimensionamento; o poço foi dimensionamento e construído, e finalmente, durante um período de 137 dias, ele foi observado. O dimensionamento resultou em um poço de infiltração de profundidade útil 0,60 m e diâmetro de 1,10 m. No período analisado, foram observados 90 eventos de precipitações variando de 0,20 até 109,4 mm, e verificou que não ocorreu nenhum extravasamento, ou seja, todo o volume direcionado para o poço infiltrou. Com base nos resultados obtidos podemos concluir que: a) a técnica de dimensionamento, fazendo uma analogia com o dimensionamento de sumidouro, mostrou-se bastante simples e de fácil aplicação, b) a simplificação do dimensionamento, não representou, no caso analisado, um dimensionamento ineficiente, tendo em vista que no período analisado, todo o volume infiltrou.

 

Biografia do Autor

Marcos Luciano Alves Barroso, Instituto Federal de Sergipe, Professor

Graduado em Engenharia Civil e Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é docente do Instituto Federal de Sergipe, Campua Aracaju.

Daniel Luiz Santos, Instituto Federal de Sergipe, Discente do Curso de Saneamento Ambiental

Técnico em Agrimensura pe Graduando em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Sergipe.

Camilla Fernandes Ferro, Instituto Federal de Sergipe, Discente do Curso Técnico em Segurança do Trabalho.

Técnica em Edificações pelo Instituto Federal de Sergipe, graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes e discente do Curso Técnico em Segurança do Trabalho no Instituto Federal de Sergipe.

Downloads

Publicado

2021-04-15

Como Citar

Vieira, Z. C., Barroso, M. L. A., Santos, D. L., & Ferro, C. F. (2021). ANÁLISE DE UM PROTÓTIPO DE POÇO DE INFILTRAÇÃO PARA USO EM EDIFICAÇÕES COMO TÉCNICA COMPENSATÓRIA EM DRENAGEM URBANA. Revista Expressão Científica (REC), 5(2), 9–19. Recuperado de https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/478

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)