PERFIL DOS CONSUMIDORES DE MANTEIGA, MANTEIGA DE GARRAFA E CONDIMENTOS
Resumo
A manteiga, manteiga de garrafa e a nata são produtos lácteos biológicos complexos que são compostos principalmente de gordura do leite e outros componentes menores: água, minerais, vitaminas e enzimas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil dos consumidores de manteiga, manteiga de garrafa e condimentos. Primeiramente, foi elaborado um questionário estruturado específico para esta pesquisa, com o intuito de identificar o perfil de consumidores de manteiga, manteiga de garrafa e condimentos no Alto Sertão Sergipano, com o auxílio do google forms. O questionário foi aplicado a 250 indivíduos, dentre eles, estudantes e servidores do IFS, Campus Glória, que consomem pelo menos um desses produtos. Do total de entrevistados, 95,2% responderam que consumiam manteiga, dos quais 91,6% destes disseram que consumiam no café da manhã e 54,2% também marcaram a opção de consumir no jantar. No que diz respeito a manteiga de garrafa, apenas 33,2% dos entrevistados disseram que consomem o produto. Apesar do consumo de manteiga de garrafa ser inferior ao consumo de manteiga, verificou-se que a maioria das pessoas que consomem a manteiga de garrafa, consomem no mesmo tipo de refeição que a manteiga. Os participantes mostraram grande interesse em provar e comprar os produtos tanto condimentado com orégano quanto com outros condimentos, destacando o alho, coentro e pimenta calabresa com 30,9%, 21,1% e 16,6%, respectivamente. Desta forma, verifica-se que a manteiga faz parte das refeições dos entrevistados e sua diversidade de uso aliada à sua boa aceitação favorece a adição de condimentos para elaboração de um novo produto.