PERFIL DOS CONSUMIDORES DE MANTEIGA, MANTEIGA DE GARRAFA E CONDIMENTOS

Autores

  • Simone Vilela Talma Instituto Federal de Sergipe - IFS Campus Glória
  • Matheus Vinícius Alencar Souza Instituto Federal de Sergipe - IFS Campus Glória
  • Ângela Melo Silva Instituto Federal de Sergipe - IFS Campus Glória
  • Acenini Lima Balieiro Universidade Federal de Sergipe, UFS Campus Sertão
  • João Batista Barbosa Instituto Federal de Sergipe - IFS

Resumo

A manteiga, manteiga de garrafa e a nata são produtos lácteos biológicos complexos que são compostos principalmente de gordura do leite e outros componentes menores: água, minerais, vitaminas e enzimas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil dos consumidores de manteiga, manteiga de garrafa e condimentos. Primeiramente, foi elaborado um questionário estruturado específico para esta pesquisa, com o intuito de identificar o perfil de consumidores de manteiga, manteiga de garrafa e condimentos no Alto Sertão Sergipano, com o auxílio do google forms. O questionário foi aplicado a 250 indivíduos, dentre eles, estudantes e servidores do IFS, Campus Glória, que consomem pelo menos um desses produtos. Do total de entrevistados, 95,2% responderam que consumiam manteiga, dos quais 91,6% destes disseram que consumiam no café da manhã e 54,2% também marcaram a opção de consumir no jantar. No que diz respeito a manteiga de garrafa, apenas 33,2% dos entrevistados disseram que consomem o produto. Apesar do consumo de manteiga de garrafa ser inferior ao consumo de manteiga, verificou-se que a maioria das pessoas que consomem a manteiga de garrafa, consomem no mesmo tipo de refeição que a manteiga. Os participantes mostraram grande interesse em provar e comprar os produtos tanto condimentado com orégano quanto com outros condimentos, destacando o alho, coentro e pimenta calabresa com 30,9%, 21,1% e 16,6%, respectivamente. Desta forma, verifica-se que a manteiga faz parte das refeições dos entrevistados e sua diversidade de uso aliada à sua boa aceitação favorece a adição de condimentos para elaboração de um novo produto.

Biografia do Autor

Simone Vilela Talma, Instituto Federal de Sergipe - IFS Campus Glória

Docente do Instituto Federal de Sergipe, IFS Campus Glória.

Matheus Vinícius Alencar Souza, Instituto Federal de Sergipe - IFS Campus Glória

Estudante do curso superior de Tecnologia em Laticínios do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe, IFS Campus Glória.

Ângela Melo Silva, Instituto Federal de Sergipe - IFS Campus Glória

Estudante do curso Técnico Subsequente em Alimentos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe, IFS Campus Glória.

Acenini Lima Balieiro, Universidade Federal de Sergipe, UFS Campus Sertão

Docente da Universidade Federal de Sergipe, UFS Campus Sertão.

João Batista Barbosa, Instituto Federal de Sergipe - IFS

Tecnólogo em Laticínios pelo IF Sudeste MG Campus Rio Pomba (2006-2008). Formação Pedagógica em Licenciatura em Química pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO (2009-2010). Mestre em Microbiologia Industrial pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF (2009-2011). Doutor em Microbiologia Industrial pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF (2011-2015). Atualmente é professor EBTT na área de Laticínios/Alimentos do Instituto Federal de Sergipe - IFS Campus Glória. Atua na área de Controle de Qualidade dos Alimentos, Microbiologia de Alimentos, Microbiologia Industrial, Tecnologia de Alimentos e Tecnologia de Leite e Derivados.

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Publicado

2021-04-15

Como Citar

Talma, S. V., Souza, M. V. A., Silva, Ângela M., Balieiro, A. L., & Barbosa, J. B. (2021). PERFIL DOS CONSUMIDORES DE MANTEIGA, MANTEIGA DE GARRAFA E CONDIMENTOS. Revista Expressão Científica (REC), 5(2), 67–74. Recuperado de https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/588

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