MAPEAMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO RELACIONADO À LOGÍSTICA REVERSA

Autores

  • Vinicius Marques Nejaim INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE - IFS
  • Cleide Ane Barbosa da Cruz INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE - IFS
  • Ana Katia Lima da Costa
  • Washington Martins da Costa Júnior
  • Leonardo Santos Sousa

Resumo

A Logística Reversa tem se tornado um diferencial para melhoria das operações logísticas, contribuindo para o aperfeiçoamento do processo de pós-venda e pós-consumo. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo realizar um mapeamento tecnológico por meio dos depósitos de pedidos de patentes relacionados à Logística Reversa. Em relação à metodologia, a pesquisa se classifica como exploratória quantitativa, sendo realizada uma análise bibliométrica por meio de busca na base Scielo utilizando-se a palavra-chave “Logística Reversa” e um mapeamento tecnológico na base de dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) utilizando-se a palavra-chave “Logística Reversa”. Os resultados indicaram 63 artigos publicados na base Scielo, sendo que a maioria foi publicada em 2019 e são publicações brasileiras. Com relação aos dados do INPI, constatou-se que há poucos depósitos de patentes existentes sobre Logística Reversa. O ano de 2016 obteve a maior quantidade de depósitos e 67% dos depositantes são inventores. Não houve depósitos realizados por Universidades. Dessa forma, notou-se que é necessário estimular a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias que contribuam para melhorar as operações logísticas. Além disso, é preciso incentivar as parcerias entre Universidades e empresas, visando a construção e surgimento de tecnologias relacionadas à Logística Reversa que favoreçam o fluxo de produtos dentro de uma organização.

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Publicado

2021-04-24

Como Citar

Nejaim, V. M., da Cruz, C. A. B., da Costa, A. K. L., da Costa Júnior, W. M., & Sousa, L. S. (2021). MAPEAMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO RELACIONADO À LOGÍSTICA REVERSA. Revista Expressão Científica (REC), 6(1), 28–35. Recuperado de https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/REC/article/view/735