Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Título: apresentar letras maiúsculas em negrito (tamanho 14), com subtítulo em letras minúsculas com negrito. Deverá ainda contemplar o conteúdo do artigo e não exceder 16 palavras;
  • Resumo em língua original e inglesa: as palavras em letras minúsculas. Limite de 150 e máximo de 250 palavras, incluindo espaços e em parágrafo único. Fonte tamanho 12, espaçamento entre linhas simples. Os artigos devem apresentar nos seus resumos: objetivos, metodologia, resultados e conclusões;
  • Palavras-chave e Keywords: abaixo do resumo, indicar de 3 a 5 termos que permitam identificar o tema, diferentes das palavras usadas no título do trabalho separadas por ponto, podendo a revista modificá-los se necessário;
  • No que se refere ao texto principal, o mesmo deverá contemplar os seguintes conteúdos:

    Introdução - deve apresentar uma questão de pesquisa clara e delimitada, bem como a motivação inicial, problematização, justificativas e objetivos, cuja fundamentação teórica/metodológica e referências ao estudo estejam diretamente relacionados aos mesmos;

    Revisão da literatura - abrangendo os principais periódicos da área em nível nacional e internacional;

    Fundamentação teórica - abrangendo autores que apresentem argumentações capazes de alicerçar os objetivos e resultados da pesquisa;

    Procedimentos metodológicos - deve ser marcado pela escolha justificada de um método validado de investigação nas áreas relacionadas acima, sinalizando a relevância direta para a investigação nas mesmas;

    Resultados e Discussões - deve apresentar os resultados advindos da aplicação da metodologia escolhida, analisados à luz do referencial teórico apresentado em sessões anteriores;

    Considerações finais - deve ser o momento em que os autores imprimem seus pontos de vista tomando-se como base os resultados, objetivos e hipóteses iniciais.

  • Referências - de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – NBR 6023. Recuar à esquerda; espaçamento entre linhas simples.

Diretrizes para Autores

Cada autor (individualmente ou em coautoria) poderá submeter no máximo dois artigos por chamada da revista; no formato WORD, com tamanho máximo de 3MB. Aceita-se publicações nos idiomas português, espanhol, inglês e francês.

Para as edições online 2022 seguir as seguintes orientações para a formatação:

Tamanho do papel A4, margem superior 3, a inferior, direita e esquerda 2,0 cm. Texto em duas colunas. Corpo do texto: Fonte Crimson Text, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,1, recuo de primeira linha de 0,76 cm, espaçamento entre as colunas de 0,6 cm, número de páginas de 12 a 20 páginas. As citações devem ser indicadas por meio do sobrenome seguido de ano, em caso de citações indiretas. No caso de citações diretas de até três linhas, entre aspas, seguido ao final entre parênteses o nome do autor em maiúsculo, ano e paginação. Citações diretas com mais de 3 linhas seguir as normas da ABNT (se texto em colunas considere recuo de 2,5 e fonte 11). Para destaque no texto usar itálico apenas. Ou baixe o TEMPLATE em anexo.

A revisão dos manuscritos é  por pares duplo cega.

O artigo submetido não deve conter os nomes dos autores. Após avaliação  às cegas, o autor deverá enviar a versão final com os autores e suas credenciais seguindo estas instruções: nome(s) completo(s) do(s) autor(es) colocados abaixo e à direita do título (tamanho 12), acompanhado(s) de nota de rodapé com filiação e endereço eletrônico (obrigatoriamente);

Os artigos devem ser inéditos, ou seja, não devem ter sido publicados, aceitos ou submetidos para publicação em outros periódicos.

O número limite preferencial de autores não deverá ultrapassar cinco por manuscrito.

Artigos aprovados com restrições serão encaminhados para reformulação por parte dos autores. Nesses casos, a equipe editorial, poderá solicitar quantas mudanças forem necessárias para a aceitação definitiva do texto.

O artigo encaminhado aos autores para reformulação deverá retornar ao Conselho Editorial no prazo máximo de 30 dias, excedendo esse prazo será considerada nova submissão.

Se o artigo for aceito para publicação, a revista permite‐se introduzir ajustes de formatação. Porém, a normatização das citações e referências adotadas são de responsabilidade do(s) autor(es) do artigo submetido.

A equipe editorial da CEMeR considerará a retração ou retirada de uma publicação se houver: evidência clara de que os resultados não são confiáveis; os resultados foram previamente publicados em outro lugar sem referência cruzada adequada, permissão ou justificativa; plágio; problemas éticos com a pesquisa. A partir de 2020 todos os artigos passarão por verificação de plágio por meio do aplicativo de acesso livre CopySpider freeware.

Os autores dos trabalhos submetidos deverão encaminhar um documento suplementar que registre a responsabilidade pelo manuscrito e a transferência dos direitos autorais para a revista apenas para primeira publicação (Anexo I).

O conteúdo conceitual e pontos de vistas emitidos são de exclusiva responsabilidade dos autores.

Da seção contemplada na revista:

- Artigos: textos analíticos ou de relatos completos de investigação científica teórica ou de campo, referente a temáticas de interesse da revista (12 a 20 páginas).

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