METODOLOGIAS ATIVAS E AUTONOMIA: UMA REVISÃO DAS PESQUISAS BRASILEIRAS EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Cleci T. Werner da Rosa
  • Caroline Ghiggi
  • Ana Rita Mota

Resumo

Resumo: As metodologias ativas promovem um ambiente de aprendizagem em que o aluno é estimulado a assumir uma postura ativa na construção do seu próprio conhecimento, buscando a autonomia e autorregulação nos processos de aprendizagem. Além disso, ações que primam por essa participação ativa dos sujeitos oportunizam diálogos, interação e motivação na aprendizagem. A partir dessas constatações observadas na literatura da área, o presente artigo se propôs a realizar uma investigação em 15 estudos – 1 tese e 14 dissertações brasileiras – publicados entre 2015 e 2019, a fim de verificar que aspectos têm sido privilegiados nas pesquisas que envolvem as metodologias ativas e a autonomia. De que autonomia os estudos falam? Como ela se relaciona com as metodologias ativas? Mediante a análise do corpus, foi possível identificar que a autonomia se encontra vinculada a estudos envolvendo processos autorregulatórios, à contribuição para a formação profissional e à sua relação com a motivação.

Downloads

Publicado

2021-08-26