MÉTODO DE CASO: UMA PROPOSTA NO ENSINO DE FÍSICA PARA A ENGENHARIA

Autores

  • Ederson Carlos Gomes
  • Michel Corci Batista
  • Polônia Altoé Fusinato

Resumo

Resumo: As metodologias ativas são vistas como estratégias de ensino que podem contribuir para uma mudança no ensino, auxiliando na superação do modelo tradicional e atendendo os anseios formativos necessários para o ensino de Física na engenharia. Nessa perspectiva este trabalho investiga a contribuição do Método de Caso para o ensino de eletrostática na disciplina de Física III do curso de engenharia eletrônica de uma universidade pública Federal do Paraná. Nossa pesquisa possui natureza qualitativa, na qual os dados foram constituídos durante a implementação da proposta por meio das ações desenvolvidas e as soluções apresentadas, como instrumentos de constituição dos dados utilizamos o diário de campo do pesquisador e todos os documentos produzidos pelos alunos durante a aula. Os dados foram analisados a luz da teoria da Análise de Conteúdo a fim de verificar os elementos teóricos da aprendizagem significativa, como os conhecimentos prévios, a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora. Constatamos que o Método de Caso para ensino de Física III motivou os acadêmicos a buscar diferentes soluções para o caso proposto, favorecendo o aprendizado, porque os dados indicaram a ocorrência de indícios da aprendizagem significativa, bem como favoreceu o desenvolvimento das habilidades para trabalhar colaborativamente, proatividade na busca do conhecimento, capacidade de negociação e convencimento. Concluímos que o uso dessa essa estratégia pode potencializar o aprendizado por tornar a aula de Física mais atrativa e dinâmica na busca de superar o modelo tradicional, contribuindo também para a formação do engenheiro com o perfil profissional que se exige na atualidade.

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Publicado

2021-08-26