A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE FÍSICA
Resumo
Resumo: O ensino de Física, no contexto escolar, exige uma abordagem pedagógica inovadora, capaz de atender a complexidade do processo de ensino e aprendizagem para além da memorização excessiva do conteúdo. Visando compreender os métodos avaliativos e sanar as dificuldades vivenciadas pelos alunos ao ingressarem no Ensino Médio, com relação à disciplina de Física, o presente artigo tem como objetivo avaliar quais são as possíveis contribuições que a utilização da robótica educacional promove no processo de avaliação de aprendizagem nos conteúdos de Física nos anos finais do Ensino Fundamental. No âmbito metodológico, a pesquisa apoiou-se em uma análise qualitativa participativa, dentro da práxis como estrutura metodológica. Para a realização do estudo, a pesquisa contou com a participação de 14 alunos do 7º ano de uma escola da rede particular de ensino. O conteúdo abordado foi velocidade média, conteúdo visto na disciplina de Física. No que diz respeito ao tratamento dos resultados gerados pelo uso da robótica, os mesmos foram fundamentados no processo de avaliação de aprendizagem, o que culminou em observações e reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem dos alunos e a prática pedagógica do professor, resultando em mudanças significativas na postura do aluno e uma melhor compreensão do conteúdo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.