A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE FÍSICA

Autores

  • Meiri das Graças Cardoso
  • Juliana Fernandes Lança

Resumo

Resumo: O ensino de Física, no contexto escolar, exige uma abordagem pedagógica inovadora, capaz de atender a complexidade do processo de ensino e aprendizagem para além da memorização excessiva do conteúdo. Visando compreender os métodos avaliativos e sanar as dificuldades vivenciadas pelos alunos ao ingressarem no Ensino Médio, com relação à disciplina de Física, o presente artigo tem como objetivo avaliar quais são as possíveis contribuições que a utilização da robótica educacional promove no processo de avaliação de aprendizagem nos conteúdos de Física nos anos finais do Ensino Fundamental. No âmbito metodológico, a pesquisa apoiou-se em uma análise qualitativa participativa, dentro da práxis como estrutura metodológica. Para a realização do estudo, a pesquisa contou com a participação de 14 alunos do 7º ano de uma escola da rede particular de ensino. O conteúdo abordado foi velocidade média, conteúdo visto na disciplina de Física. No que diz respeito ao tratamento dos resultados gerados pelo uso da robótica, os mesmos foram fundamentados no processo de avaliação de aprendizagem, o que culminou em observações e reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem dos alunos e a prática pedagógica do professor, resultando em mudanças significativas na postura do aluno e uma melhor compreensão do conteúdo.

Downloads

Publicado

2021-08-26