CANHÃO DE BATATAS: INTEGRAÇÃO COM A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Paula Patrícia Barbosa Ventura

Resumo

Resumo: A presente investigação teve como pergunta norteadora: quais os papéis o professor têm desempenhado na aprendizagem baseada em projetos? A partir dessa questão, o objetivo deste artigo foi o de mapear os papéis desempenhados por um docente de Física na perspectiva da aprendizagem baseada em projetos. De natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, a pesquisa foi realizada NO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), campus Camocim. O sujeito da pesquisa foi um professor com formação em Física e pertencente ao quadro efetivo. Como instrumentos, recorreu-se a um questionário de sondagem, à observação e à entrevista. Para a análise de dados, iniciou-se com as questões de menor amplitude, bem como se definiram códigos iniciais ou subsequentes. Fases como ordenação, classificação e análise propriamente dita do material também subsidiaram a análise. Posteriormente, foram triangulados os dados, sendo estes ancorados pelo paradigma interpretativo. Os dados mostraram um avanço dos papéis desempenhados pelo professor em relação a literatura proposta. Se o educador tem consciência dos papéis a serem exercidos, assim como fundamenta suas práticas em referenciais teóricos específicos ao que propõe, maiores serão as possibilidades de tornar o discente responsável por sua aprendizagem. Destaca-se, ainda, que o protagonismo do professor não descaracterizou o protagonismo do aluno e que aquele tem influência considerável e direta para que este se faça ativo.

Downloads

Publicado

2021-08-26