CANHÃO DE BATATAS: INTEGRAÇÃO COM A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DE FÍSICA
Resumo
Resumo: A presente investigação teve como pergunta norteadora: quais os papéis o professor têm desempenhado na aprendizagem baseada em projetos? A partir dessa questão, o objetivo deste artigo foi o de mapear os papéis desempenhados por um docente de Física na perspectiva da aprendizagem baseada em projetos. De natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, a pesquisa foi realizada NO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), campus Camocim. O sujeito da pesquisa foi um professor com formação em Física e pertencente ao quadro efetivo. Como instrumentos, recorreu-se a um questionário de sondagem, à observação e à entrevista. Para a análise de dados, iniciou-se com as questões de menor amplitude, bem como se definiram códigos iniciais ou subsequentes. Fases como ordenação, classificação e análise propriamente dita do material também subsidiaram a análise. Posteriormente, foram triangulados os dados, sendo estes ancorados pelo paradigma interpretativo. Os dados mostraram um avanço dos papéis desempenhados pelo professor em relação a literatura proposta. Se o educador tem consciência dos papéis a serem exercidos, assim como fundamenta suas práticas em referenciais teóricos específicos ao que propõe, maiores serão as possibilidades de tornar o discente responsável por sua aprendizagem. Destaca-se, ainda, que o protagonismo do professor não descaracterizou o protagonismo do aluno e que aquele tem influência considerável e direta para que este se faça ativo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.