ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE RESÍDUOS PLÁSTICOS NA PERSPECTIVA CTS VISANDO O DESENVOLVIMENTO DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Autores

  • JOSÉ ELIVELTON GOMES DE OLIVEIRA
  • RUTH DO NASCIMENTO FIRME

Resumo

Neste artigo analisamos uma intervenção pedagógica sobre resíduos plásticos na perspectiva
Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) com o objetivo de compreendermos como ocorre o processo de
desenvolvimento da responsabilidade socioambiental por estudantes da educação básica. A pesquisa foi
qualitativa e caracterizada como participante, realizada em uma turma da 3ª série do ensino médio,
contando com a participação de 17 estudantes. Os instrumentos de coleta de dados foram duas
sequências didáticas interativas (SDI), gravação em áudio, e observação participante. O percurso
metodológico contemplou o planejamento, desenvolvimento e análise hermenêutica-dialética de uma
intervenção pedagógica sobre resíduos plásticos na perspectiva CTS estruturada por cinco aulas de
acordo com as fases da espiral de responsabilidade de Waks: Aula 1 – autocompreensão (contemplou a
SDI I); Aula 2 e 3 - o estudo e reflexão; Aula 3 – tomada de decisão; Aula 4 – planejamento de ações
socioambientalmente responsáveis; Aula 5 – integração (contemplou a SDI II). Os resultados
evidenciaram que as aulas constitutivas atenderam aos pressupostos da espiral de responsabilidade e
que o processo de desenvolvimento da responsabilidade socioambiental ocorreu na medida em que os
estudantes: entenderam a problemática dos resíduos plásticos e a relação destes com a poluição
ambiental; compreenderam aspectos científicos, tecnológicos e sociais envolvidos, ampliando o
entendimento da problemática dos resíduos plásticos; fizeram suas escolhas individuais e tomaram
decisões pessoais; comprometeram-se em participar ativamente das questões relacionadas à
problemática dos resíduos plásticos e seus impactos socioambientais por meio do planejamento de
ações responsáveis; e integraram à compreensão mais ampla da problemática dos resíduos plásticos,
aspectos éticos e valores.

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Publicado

2022-01-06