CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: OBSTÁCULOS E DIFICULDADES DIDÁTICAS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Abel Patrik Cantor da Silva
  • Erinaldo Ferreira do Nascimento
  • André Ricardo Lucas Vieira

Resumo

O presente artigo é um estudo de caso com acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no município de Senhor do Bonfim/BA e tem por objetivo apontar as dificuldades de aprendizagem na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. A pesquisa mapeia as dificuldades e fornece subsídios para encontrarmos as soluções que visam melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Os participantes da pesquisa são oito estudantes, todos do oitavo semestre. Como metodologia, a abordagem utilizada foi a qualitativa, e o instrumento para reunir os dados foi um questionário com nove questões. Como resultado, as principais dificuldades encontradas pelos estudantes foram: metodologia do professor, falta de base para os conteúdos e de aplicação do cálculo no dia-a-dia e a relação professor-aluno.

Downloads

Publicado

2017-12-11