Savoir mathématique et action didactique dans la théorie de l’objectivation
Resumo
Dans cet article, nous proposons un aperçu des concepts de savoir et d’apprentissage tels qu'ils ont été élaborés dans la théorie de l'objectivation. Dans notre théorisation de ces concepts, nous nous écartons de l'enseignement technico-instrumental qui, i nspiré du béhaviorisme et centré sur l’enseignant, considère le concept de savoir comme un concept transparent. Nous nous écartons également des approches constructivistes qui, s’appuyant sur l’épistémologie de Piaget, réduisent le savoir à l’action subjec tive des participants. En nous inspirant de la philosophie matérialiste dialectique, dans la première partie de cet article, nous proposons une réflexion théorique sur le savoir, réflexion qui s’impose comme un préalable à toute tentative de théorisation de l'apprentissage. Dans la seconde partie, notre attention se porte sur la question de l’action didactique. Nous soutenons que, dans toute théorie, la conception de l’action didactique se fonde sur ce qu'on entend par savoir et apprentissage et que c’est sur la base de ces concepts que les théories fixent les attentes liées aux actions de l'enseignant et des élèves. L'article se termine par quelques considérations sur l'élève et l'enseignant.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.