De volta para o passado
a anacronia da BNC-Formação como projeto de sociedade
Resumo
O cenário educacional, em sua globalidade, tem vivenciado nas últimas décadas um conjunto de reformulações curriculares. No que tange a formação de professores experienciamos, em um interstício temporal de dez anos, a proposição de três diretrizes. Entre o normativo de 2015, o de 2019 e o de 2024 emergem zonas de convergência e divergência. Diante desse contexto, por meio desse movimento de investigação desenvolvemos um exercício compreensivo das produções inerentes ao documento normativo de 2019. Para tanto realizamos uma pesquisa bibliográfica, assumindo como material empírico vinte artigos, vinculados a periódicos nacionais com Qualis A. A análise considerou os pressupostos teórico/metodológicos da Análise Textual Discursiva. Como compreensões emergentes aflora a percepção da BNC-Formação como engrenagem na desqualificação da formação de professores, fomento a constituição de identidades individualistas e submissas a lógica neoliberal.
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[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
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