De volta para o passado

a anacronia da BNC-Formação como projeto de sociedade

Autores

  • Luciene Silva Primo de Oliveira
  • Vivian dos Santos Calixto

Resumo

O cenário educacional, em sua globalidade, tem vivenciado nas últimas décadas um conjunto de reformulações curriculares. No que tange a formação de professores experienciamos, em um interstício temporal de dez anos, a proposição de três diretrizes. Entre o normativo de 2015, o de 2019 e o de 2024 emergem zonas de convergência e divergência. Diante desse contexto, por meio desse movimento de investigação desenvolvemos um exercício compreensivo das produções inerentes ao documento normativo de 2019. Para tanto realizamos uma pesquisa bibliográfica, assumindo como material empírico vinte artigos, vinculados a periódicos nacionais com Qualis A. A análise considerou os pressupostos teórico/metodológicos da Análise Textual Discursiva. Como compreensões emergentes aflora a percepção da BNC-Formação como engrenagem na desqualificação da formação de professores, fomento a constituição de identidades individualistas e submissas a lógica neoliberal. 

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Publicado

2024-12-31