Contribuições das questões sociocientífica e do letramento racial para o ensino de ciências nos anos iniciais
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar em que medida a articulação entre Questões Sociocientíficas e Letramento Racial pode ser compreendida como uma abordagem crítica para o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um ensaio teórico de natureza analítico-argumentativa, fundamentado em produções da Educação em Ciências, da Sociologia da Infância e dos estudos sobre relações raciais, com foco na infância como categoria social e epistêmica. Os resultados evidenciam que as Questões Sociocientíficas não se definem por conteúdos específicos, mas por seu caráter socialmente relevante, controverso e atravessado por valores, o que permite reconhecer as relações raciais como constitutivas de muitos problemas sociocientíficos vivenciados pelas crianças desde a infância, ou que podem levá-las a uma compreensão mais crítica das realidades sociais a partir das aulas de ciencias. Conclui-se que a articulação entre Questões Sociocientíficas e Letramento Racial não implica prescrição metodológica, mas oferece uma contribuição teórica relevante ao sustentar abordagens comprometidas com a formação crítica das crianças, reconhecendo-as como sujeitos produtores de sentidos e participantes de debates sobre problemas públicos desde os anos iniciais da escolarização.
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