UMA PROPOSTA PARA APRENDIZAGEM DE NÚMEROS DECIMAIS APLICADA À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO JOGO MATEMÁTICO
Resumo
O ensino da matemática, principalmente do conteúdo referente ao sistema de numeração racional decimal, se mostra muito desafiador para os professores do ensino fundamental. Atualmente, ainda se percebe o uso constante de metodologia tradicional, pouco atrativa e sem relação com a realidade dos alunos. Dessa forma, é evidente a necessidade de mudança metodológica no decorrer das aulas de matemática, a fim de estimular os alunos à resolução dos problemas de forma prática, dinâmica e contribuindo para melhorar o aprendizado do conteúdo proposto. Portanto, este estudo buscou construir um jogo Matemático para o ensino fundamental e analisar as contribuições deste recurso em duas habilidades fundamentais: a manipulação de números racionais decimais e a aplicação desse conceito em problemas que envolvam grandezas e medidas. O projeto foi desenvolvido com 17 alunos do 4º ano do ensino fundamental no decorrer de 4 etapas. O jogo foi construído com o auxílio dos alunos e, ao final do processo, todos se organizaram em equipes de 3 a 5 integrantes para iniciar o jogo. Os alunos apresentaram melhoras significativas na assimilação do conteúdo bimestral, comprovando que a metodologia utilizada é eficiente no desempenho do raciocínio lógico, na compreensão e resolução de problemas utilizando os números decimais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.