ANÁLISE DA APLICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE TESTES CONCEITUAIS PARA A METODOLOGIA 4E'S EM CÁLCULO

Autores

  • Altieres Bomfim Ribeiro
  • Roberta Veloso Garcia
  • Estaner Claro Romão

Resumo

A 4E's é uma metodologia ativa de aprendizagem que foi desenvolvida considerando a dificuldade de aprendizagem na disciplina de Cálculo e construída com a proposta de tornar o processo de aprendizagem do Cálculo mais ativo, de forma que o aluno possa ser o “construtor” do aprendizado, uma vez que irá trabalhar os conteúdos durante toda a aula. Parte fundamental da dinâmica da 4E's é pautada pela aplicação de Testes Conceituais durante as aulas. A aplicação de Testes Conceituais faz com que os alunos se mantenham ativos durante toda a aula, além de possibilitar ao professor ter noção do nível de entendimento da turma sobre o assunto de maneira ágil, podendo se adaptar de acordo com a circunstância. Aplicou-se a 4E's num primeiro momento em turmas de Cálculo II. A partir desta primeira aplicação, foi possível observar erros e acertos, que por sua vez corroboram para o aperfeiçoamento da metodologia. Esta obra discute a estruturação dos Testes Conceituais, material base necessário para aplicação da 4E's, considerando para tal, os resultados obtidos na primeira aplicação em turmas de Cálculo II.

Downloads

Publicado

2021-02-20