LITERATURA DE MALBA TAHAN E METODOLOGIAS ATIVAS

ENSINO SIGNIFICATIVO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Maria Silvia Almeida de Souza França EEL - USP
  • Célia Regina Tomachuk

Resumo

O presente artigo traz uma reflexão acerca do atual ensino de Matemática e evidencia o quanto a literatura de Malba Tahan pode contribuir para uma aprendizagem por metodologia ativa. Ap roposta de ensino de Malba Tahan vem ao encontro de renomados escritores que defendem as metodologias ativas como forma de engajar o aluno e torná-lo um cidadão crítico e autônomo. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa para identificar e comparar as características propostas na metodologia contextualizada de Malba Tahan com as das metodologias ativas. Realizou-se, também, uma investigação quantitativa com docentes de Matemática de escolas estaduais de uma cidade do Vale do Paraíba do Estado de São Paulo. O intuito foi verificar se conheciam o famoso escritor Malba Tahan, se apreciavam e trabalhavam a literatura de forma interdisciplinar e se a didática proporcionada pelo escritor era considerada metodologia ativa enquanto ensino e aprendizagem de Matemática. Diante disso, o resultado da pesquisa mostrou que as metodologias ativas são desenvolvidas há algumas décadas, conforme apontado pela literatura de Malba Tahan, e trazem diversos benefícios ao ensino e aprendizagem de Matemática conforme estratégias apontadas pelos docentes investigados.

Downloads

Publicado

2021-02-20