Dicionário dos Experts: fonte para pesquisas de novos saberes, de novas matemáticas, presentes em documentos curriculares

Autores

  • Wagner Rodrigues VALENTE Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Resumo

O objetivo central deste estudo é a caracterização da obra “Dicionário dos Experts” como fonte para pesquisas sobre a produção de novos saberes envolvidos no ensino de matemática e na formação de professores. Para tal propósito, o estudo desenvolve-se considerando diferentes momentos. O primeiro deles liga-se à retomada de caracterização dos conceitos de expert e expertise, categorias utilizadas na própria elaboração do Dicionário. A partir disso, o texto descreve como tem sido realizada a elaboração do livro em formato ‘wiki’: o modo de escrever os verbetes para a obra, a ligação do personagem selecionado com a documentação curricular em que participou como expert, os novos saberes envolvidos no trabalho do expert, as novas expertises. Em continuidade, o texto tece considerações sobre a natureza diferente dos saberes elaborados pelos experts e aqueles sistematizados no âmbito da pesquisa acadêmico-científica. Por fim, o artigo realiza uma primeira análise dos resultados obtidos pelos diversos estudos, também presentes neste número da Caminhos da Educação Matemática em Revista. Como conclusão, este ensaio busca mostrar que as pesquisas que levam em conta as ações e produções dos experts contribuem decisivamente para a caracterização da “matemática do ensino”, expressão cunhada para designar o processo de produção de saberes da cultura escolar.

Downloads

Publicado

2023-10-23