A incorporação da metodologia ativa de gamificação nas unidades didáticas de futuros professores de matemática do Ensino Secundário

The incorporation of the active gamification methodology in the didactic units of Preservice Secondary mathematics teachers

Autores

  • Alexandre Cortés University of Barcelona
  • Adriana Breda University of Barcelona
  • Alicia Sánchez University of Barcelona
  • Danyal Farsani Norwegian University of Science and Technology
  • Douglas Tinti Da Silva Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar como futuros professores de matemática, participantes de um programa de mestrado em formação de professores de matemática do ensino secundário, incorporam a metodologia ativa de gamificação no planejamento, implementação e redesenho de unidades didáticas. Para isso, é realizada uma revisão de 98 dissertações de mestrado, onde os professores em formação avaliam a implementação de uma unidade didática e posteriormente propõem possíveis melhorias. Por um lado, observa-se que, embora a maioria deles não tenha considerado o uso de gamificação, há uma grande presença de jogos nas unidades didáticas analisadas. Por outro lado, para aqueles que adotaram a gamificação, observa-se que a justificativa mais comum para usar essa metodologia ativa é motivar os alunos.

Downloads

Publicado

2024-10-02