Indagación y modelización matemática para descifrar un antiguo mensaje romano en Educación Secundaria
Inquiry and mathematical modelling to decode an ancient roman message in Secondary Education
Resumo
En este artículo se presenta el diseño de una situación de aprendizaje para promover la emergencia de evidencias del uso conjunto de los procesos de indagación y de modelización matemática. Esta situación de aprendizaje forma parte de una investigación más amplia y aún en proceso que tiene como objetivo general describir cómo los procesos de indagación y modelización matemática interaccionan y se enriquecen mutuamente, caracterizar las actividades de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas que promueven el desarrollo de los procesos de indagación y modelización, y las competencias y habilidades ponen en uso los estudiantes al abordar tareas de este tipo. La situación de aprendizaje que se presenta no ha sido aún implementada, pero sirve de ejemplo de actividad matemática situada en un contexto interdisciplinar, cercano a los estudiantes y que supone un reto para ellos, promoviendo así un aprendizaje de las matemáticas de mayor significatividad.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.