Explorando convergências linguísticas: a relação entre o número nove e a palavra novo na comunicação humana

Exploring linguistic convergences: the relationship between the number nine and the word new in human communication

Autores

  • Igor Henrique De Paula Brandão Instituto de Geociências e Ciências Exatas - UNESP
  • Yancel Orlando Soto Hernández Instituto de Geociências e Ciências Exatas - UNESP
  • Ana Paula Brandão Carvalho De Melo Instituto de Geociências e Ciências Exatas - UNESP
  • Brena Cristina Sturion Instituto de Geociências e Ciências Exatas - UNESP

Resumo

Considerando o contínuo desenvolvimento da sociedade na produção de conhecimentos, a linguagem reflete, em sua maioria, a cultura e saberes de uma comunidade. Constantemente somos acostumados a ignorar detalhes do nosso cotidiano e suprimir nossas curiosidades sobre o mundo, entretanto em uma disciplina oferecida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, intitulada “From looking to observing classroom interactions”, ministrada pelo Professor Doutor Danyal Farsani, fomos instigados a refletir sobre aspectos cotidianos que nos passam despercebidos. Em uma das investigações propostas, fomos estimulados a perceber o padrão que ocorre na escrita, e pronúncia, das palavras “novo” e “nove” em diversos idiomas. Ao investigar a etimologia dessas palavras, percebemos que os caminhos revelam, além de significados e origens, um trajeto histórico que dialoga entre si e delineou como utilizamos tais termos em nossa comunicação e cultura. Assim, este artigo apresenta um percurso entre a linguagem e trajetos históricos, destacando suas convergências no mundo acadêmico. Embora existam múltiplas culturas presentes em nossa sociedade, investigando algumas raízes etimológicas e contextos históricos, identificamos que, há mais semelhanças que diferenças entre as sociedades, induzindo a um entendimento coletivo transcultural que pode ir até a relação de padrões numéricos e de percepções.

Downloads

Publicado

2024-10-02