PROCEDIMENTO COGNITIVO METODOLÓGICO DE APREENSÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • João Batista da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
  • José Ademir Damasceno Júnior Secretaria de Educação Básica do Ceará (SEDUC)

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa desenvolvida em nível de mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) na linha de pesquisa “Ensino de Física”. O objetivo principal foi descrever as principais características de uma sequência didática, denominada de Procedimento Cognitivo Metodológico de Apreensão (PCMA). Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar uma descrição do PCMA, o qual foi proposto para o ensino de Física numa perspectiva construtivista. A sequência didática é dividida em cinco etapas: consolidação dos conhecimentos prévios; conscientização de conflitos empíricos; constatação das concepções alternativas; comparação com as teorias científicas; e convergência para mudança conceitual. Espera-se que este trabalho possa trazer contribuições para a qualidade do ensino de Física, considerando o tempo que é destinado para o ensino dessa disciplina.

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Publicado

2019-10-01