PLANEJAMENTO DIDÁTICO COM USO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR EM ÓPTICA GEOMÉTRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Produzir significados em sala de aula a partir de uma sequência de aprendizado relacionada somente a uma disciplina específica pode não ser adequado para externalização do conhecimento científico e seus significados. Tradicionalmente, os percursos de abordagem do currículo escolar dividem as áreas e os conteúdos disciplinares no intuito de fornecer aos estudantes competências específicas, promovendo nichos disciplinares, nos quais cada docente trabalha os conhecimentos de maneira distinta, com fronteiras bem demarcadas e sem comunicação com outras disciplinas. Uma das principais dificuldades na tentativa de elaborar um conhecimento interdisciplinar é a falta de conhecimento, por parte de alguns professores, sobre ferramentas que integrem tal conhecimento. Buscando contribuir para esse conhecimento, neste estudo buscou-se oferecer a docentes momentos de reflexão, a partir de uma ação planejada, acerca do emprego de mapa conceitual como estratégia para facilitar a organização de atividades interdisciplinares relacionadas ao tema óptica geométrica nas disciplinas de Ciências e Matemática. O objetivo deste estudo foi investigar sobre estratégias e dificuldades vivenciadas por duas docentes na elaboração desse tipo de mapa. A metodologia utilizada foi uma abordagem qualitativa do tipo exploratória, com três momentos em dias distintos: no primeiro, foi explicado às professoras o que são os mapas conceituais; o segundo momento foi denominado de diagnóstico e o terceiro de intervenção. Esses dois últimos momentos consistiram na elaboração, discussão e apresentação de mapas conceituais acerca do tema, considerando abordagem interdisciplinar em Física e Matemática no 9º ano do Ensino Fundamental, por duas docentes, uma de cada disciplina. Os resultados são promissores e sugerem que, a partir de ação planejada, a elaboração de mapa conceitual é uma estratégia que facilita a organização de atividades interdisciplinares.
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