O MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA CURRICULAR E METODOLÓGICA: APLICAÇÃO NA DISCIPLINA DE PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Caroline Elizabel Blaszko
  • Nájela Tavares Ujiie

Resumo

O mapa conceitual é uma ferramenta curricular e metodológica capaz de auxiliar na construção esquemática do conhecimento. Assim, oferece contribuição essencial ao processo de ensino-aprendizagem, no que tange à assimilação, à compreensão, à síntese e à potencialização de novas aprendizagens. Frente ao exposto, o trabalho apresentado enseja demonstrar os contributivos do uso didático-pedagógico dos mapas conceituais no âmbito da disciplina de Princípios Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências e Educação Ambiental, do curso de Pedagogia, de uma Universidade pública do interior paranaense. Mediante os dados coletados e analisados concluímos que o mapa conceitual é um recurso que contribui para aprendizagem significativa. Os acadêmicos foram unânimes ao afirmar que os mapas conceituais contribuíram para sua aprendizagem, e que cada construção elaborativa exigiu deles ações ativas, leitura dialógica, compreensão dos conceitos, empoderamento, e transposição de suas aprendizagens aos mapas conceituais. Ao efetivar esta aplicação metodológica podemos concluir que o uso didático-pedagógico dos mapas conceituais tem contribuição efetiva no processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos e em nossa ação docente e, portanto, contribuição formativa e educativa na seara do conhecimento construído.

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Publicado

2019-12-27