MAPAS CONCEITUAIS, SABERES POPULARES E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: REFERENCIAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Resumo
O emprego de Mapas Conceituais e de Saberes Populares no ensino de Química no presente trabalho pautam-se nos referenciais da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira, na Teoria Educacional de Novak e no conceito Ecologia de Saberes de Santos. Participaram da pesquisa estudantes da 2ª série do ensino médio e a professora de Química de uma escola pública, dois professores de uma universidade pública e uma família detentora do saber popular da produção de queijo. O objetivo da pesquisa é verificar como os estudantes sistematizam o conhecimento sobre a produção de queijo a partir da análise de mapas conceituais elaborados a partir de uma aula prática sobre este saber popular. Apresentamos os resultados da análise de 24 mapas conceituais elaborados em duplas de estudantes considerando duas categorias de análise: estrutura dos mapas conceituais – conceitos, proposições, hierarquias, ligações cruzadas, exemplos – e conhecimento sobre as etapas de produção do queijo pelos conceitos – pasteurização, coagulação, dessoragem, maturação, temperatura. Os resultados indicam que os estudantes apresentam boa compreensão dos elementos estruturais conceitos, proposições e exemplos, apresentando alguma dificuldade nos elementos hierarquia e ligações cruzadas. Verificamos nesta pesquisa que os mapas conceituais são eficientes para sistematizar o conhecimento relacionado ao saber popular, sendo possível identificar relações entre conhecimentos cotidianos e científicos, conforme ideia de ecologia de saberes; além disso, o saber popular influenciou decisivamente na predisposição em aprender. A pesquisa colaborativa aproximou universidade, escola e comunidade, promovendo aprendizagens plenas de significados para os sujeitos envolvidos.
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