UMA GEOMETRIA PARA ENSINAR: considerações sobre saberes geométricos em livros didáticos para escola de ensino primário

Autores

  • Márcio Oliveira DEsquivel Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar em perspectiva histórica como são “fabricados” os saberes geométricos constantes dos livros didáticos de geometria para escola de ensino primário. Para tanto buscou-se discutir alternativas teóricometodógicas de abordagens da questão tendo como empiria as análises realizadas sobre livros didáticos de geometria catalogados no Repositório de Conteúdo Digital da História da Educação Matemática.  Como resultados parciais o estudo aponta para sensíveis transformações nas abordagens didático-pedagógicas dos conteúdos de geometria em livros didáticos nas décadas iniciais do século XX. É possível nesse sentido que esteja em questão o inicio de uma nova articulação entre os saberes práticos/profissionais, saberes científicos e os saberes disciplinares específicos.

Biografia do Autor

Márcio Oliveira DEsquivel, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professor auxilidar da Universidade do Estado da Bahia - UNEB Campus VI

Downloads

Publicado

2016-12-30