FINALIDADES DO DESENHO NO CURSO PRIMÁRIO BRASILEIRO: pretexto para pensar a noção de expertise
Resumo
Neste artigo apresento resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em andamento que visa identificar que transformações sofreram as finalidades do Desenho como matéria do curso primário brasileiro a partir do exame a documentos oficiais do período. No entanto, para dar conta de entender se e como foi construída uma expertise sobre o ensino do Desenho por meio da análise de decretos e da produção de manuais didáticos da segunda metade do século XIX, recorri, além do estudo de Chervel (1990) sobre as finalidades de objetivo, ao trabalho de Hofstetter et al (2013) que problematiza as transformações dos modos de expertise na longa duração. Poder-se-ia dizer que no movimento oscilatório de entrada e saída do Desenho no curso primário do Rio de Janeiro houve o reconhecimento de finalidades marcantes. De um Desenho Linear à vista (PACHECO, 1881) para um Desenho Linear ou Geométrico (BORGES, 1882) as finalidades passaram do aprendizado de uma habilidade manual e visual que educasse a vista e tornasse a mão destra e firme para futuros trabalhos para servirem como auxílio à escrita, utilidade prático-profissional, meio de desenvolver a faculdade de observação das crianças e o gosto pelo belo na natureza e obras de arte etc. Neste sentido, entra em cena o discurso de uma expertise ligada, notadamente, ao campo pedagógico de sujeitos que com suas experiências profissionais, em importantes postos assumidos, se tornaram referência no assunto.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.