A I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (1927) E A CRIAÇÃO DAS ESCOLAS NORMAIS: processos de institucionalização da formação de professores

Autores

  • ROSILDA DOS SANTOS MORAIS Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Raquel Guimarães de Medeiros

Resumo

Problematizar temas relativos à história da educação ou história da educação matemática tem sido objetivo de pesquisa destas autoras. O texto aqui exposto parte da criação de Escolas Normais na primeira metade do século XX, olhada a partir dos anais da I Conferência Nacional de Educação (1927), e busca apreender processos que reverberam desses, como a institucionalização da formação de professores. Para a análise foram mobilizados referenciais da Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE), de Genebra, Suíça, bem como artigos de pesquisadores brasileiros buscando apreender processos, movimentos constituintes de institucionalização de saberes, da constituição de experts, da constituição de áreas.

Biografia do Autor

ROSILDA DOS SANTOS MORAIS, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

É graduada em Matemática/Licenciatura pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004); Mestre em Educação, área de concentração: Metodologia de Ensino em Ciências e Matemática, pela UFSCar/São Carlos (2008) e Doutora em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2015). Tem experiência docente na Educação Básica, ensinos Fundamental II e Médio, e no Ensino Superior, presencial e a distância, ministrando disciplinas de Matemática e de Educação Matemática. Atuou como Educadora no Projeto Licenciatura em Ciências - semi-presencial, convênio USP/UNIVESP, de 2012 a 2014, ministrando disciplinas de Matemática (Calculo Dif. I, II e III) e Evolução das Ciências. No curso de Especialização em Matemática da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) ministrou, de 2011 a 2015, as disciplinas: Ensino de Matemática via Resolução de Problemas, História da Matemática e Introdução à Educação a Distância, bem como orientou trabalhos de conclusão de curso no referido curso, de 2012 a 2016. Foi professora substituta de Cálculo Dif. III, Estatística, Cálculo Vetorial e Geometria Analítica e Geometria Analítica e Álgebra Linear no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Piracicaba, e na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), simultaneamente, em 2015. Atualmente é Professora Adjunta A1 na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Diadema, atuando nas Unidades Curriculares de Estágio Supervisionado I e II; Prática Pedagógica das Ciências a Distância (PECAD) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GHEMAT), São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-12-30