OS TESTES DE EDWARD LEE THORNDIKE COMO TEMA DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM SERGIPE

Autores

  • Alan Marcos Silva de Rezende
  • Ivanete Batista Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Resumo

Neste artigo é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo inicial fazer um balanço dos trabalhos de pesquisadores sergipanos vinculados ao grupo de pesquisa NIHPEMAT. Efetuada a primeira, tarefa optou-se por dar visibilidade a um tema que é tratado por Rezende (2016) e que foge ao padrão dos outros trabalhos que versam sobre saberes elementares matemáticos - são os testes de Edward Lee Thorndike. Para isso, foi feita uma escolha por tratar de apropriações feitas por autores de revistas pedagógicas que circularam no Brasil entre 1920 e 1960, relacionadas a aspectos da teoria dos testes, defendida por Thorndike. Após exame, foi possível inferir que houve apropriações por parte dos autores dos artigos das revistas pedagógicas, no que diz respeito aos princípios defendidos por Thorndike em relação aos testes como maneira de medir a inteligência e capacidade de leitura dos alunos com o intuito de buscar melhorias para o ensino.

Biografia do Autor

Ivanete Batista Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Profa. Adjunta do Departamento de Matemática da UFS

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Publicado

2017-01-09