UM LEVANTAMENTO DE QUESTIONAMENTO (S) SOBRE O MÉTODO INTUITIVO A PARTIR DE PROGRAMAS DE ENSINO DE SERGIPE (1917 E 1931) E DO MANUAL ARITMÉTICA ELEMENTAR ILUSTRADA DE ANTÔNIO TRAJANO
Resumo
Neste texto é apresentado o resultado de uma pesquisa que foi executada em dois movimentos. O primeiro consistiu em examinar os Programas de Ensino de 1917 e 1931 e o manual Aritmética Elementar Ilustrada de Antônio Trajano, em busca de elementos de aproximação entre essas fontes. Já no segundo, buscamos levantar questionamentos sobe a presença do método intuitivo no referido manual, apontado em pesquisas como a de Oliveira (2013) e a de Souza (2010). Os referenciais teóricos adotados foram Valente (2008) sobre a importância do livro/compêndio/manual para a pesquisa em história da educação matemática e Calkins (1886/1950) para princípios do método intuitivo. O exame dos dois documentos e do manual permitiu identificar que a sequência dos conteúdos aritméticos recomendados nos Programas de 1917 e 1931 não corresponde a mesma ordem adotada por Antônio Trajano, mas os conteúdos indicados para o ensino do 3º ano e 4º ano, com exceção de juros simples e descontos simples, foram apresentados no referido manual, ou seja, a diferença foi somente na sequência. Em relação ao método intuitivo, ainda é precoce apontar a sua presença na obra, mesmo a partir de pistas apontadas por autores como Oliveira (2013) e Souza (2010). Por isso, optamos por apresentar indagações do tipo: como identificar a presença de um método em um modelo de ensino apresentado em um programa? Ou em um manual? Como aproximar fontes como programas, manual e a proposta de um método? Mas essas são questões para serem respondidas na continuidade dessa pesquisa, em novas investigações.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.