A MATEMÁTICA E AS DEMAIS DISCIPLINAS: um debate no II Congresso Nacional de Ensino da Matemática
Resumo
Os Congressos Nacionais de Ensino da Matemática, realizados no Brasil nos anos 1950 e 1960, constituíram-se em importantes fóruns de debate acerca do ensino da Matemática, tendo reunido professores de diferentes níveis e instituições do país. No II Congresso, realizado em Porto Alegre em 1957, tratou-se da Matemática no ensino primário, secundário, normal e o profissional. No temário do Congresso, um dos tópicos abordados foi “a Matemática e suas relações com as demais disciplinas”. As teses relativas a esse tópico, defendidas no Congresso, são o foco deste trabalho, especialmente aquelas relacionadas com o ensino primário, procurando identificar como as autoras concebiam tal relação, conforme as propostas que apresentaram. A análise das teses mostra a preocupação com um ensino integrado, de caráter prático e centrado nos interesses e na aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave: ensino de matemática, ensino primário, história da educação.
Referências
BASTOS; Maria Helena Câmara; QUADROS, Claudemir de; ESQUISANI, Rosimar Serena Siqueira. Luzes e sombras de um projeto: Programa para a In: ARAÚJO, Marta Maria de; BRZEZINSKI, Iria. (Org.). Anísio Teixeira na direção do INEP: Programa para a Reconstrução da Nação Brasileira (1952-1964). Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. Disponível em: <http://www.publicacoes.inep.gov.br/arquivos/%7BC52BF3D8-AB2C-466D-997B-8DF2111A5D31%7D_MIOLOAnisio%20Teixeira%20na%20dire%C3%A7%C3%A3o%20do%20Inep.pdf>. Acesso em 30 abr. 2014.
BRASIL. Decreto-Lei nº 8530, de 1946. Lei Orgânica do Ensino Normal. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/Del8530.htm.> Acesso em 29 abr. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf>. Acesso em 30 abr. 2014.
CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 2, 1957, Porto Alegre.
Anais... Porto Alegre: Universidade do Rio Grande do Sul, 1959.
CPOE/RS. Boletim do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais – anos de 1956 e 1957. Porto Alegre: Imprensa Oficial, 1957.
QUADROS, Claudemir de. Reforma, ciência e profissionalização da educação: o Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais do Rio Grande do Sul. Tese (Doutorado em Educação). Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS, 2006.
RIO GRANDE DO SUL. Decreto nº 7640, de 28 de dezembro de 1938. Organiza a carreira do Magistério Público Primário do Estado. Aprova o regulamento que com este baixa e dá outras providências. Acervo do Grupo de Pesquisa HISALES, Faculdade de Educação, UFPEL. Disponível em <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/98894>.
RIO GRANDE DO SUL. Decreto-Lei nº 1244, de 7 de novembro de 1946. Dispõe sobre a organização dos Cursos do Instituto de Educação, transforma a escola Primária anexa em Escola Experimental, e dá outras providências. Coletânea de Atos Oficiais. V. II. 1957. Acervo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
ROSA, Fabiana T. da; DALLABRIDA, Norberto. O ensino secundário nas lentes do CRPE de Porto Alegre (1956-1964). In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2013. Cuiabá, MT. Anais... Cuiabá: UFMT, 2013.
SANTOS, Monica B. dos. Os cursos de atualização promovidos pelo laboratório de matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha de Porto Alegre referentes ao ideário da Matemática Moderna. In: VII Seminário Temático: O Movimento da matemática Moderna nas escolas do Brasil e Portugal. Anais... Florianópolis, UFSC, Junho 2009. Disponível em: <(http://www.smmmfloripa.ufsc.br/monicaPURS.pdf>. Acesso em 26 abr. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.