DO CONTADOR MECÂNICO AO METRO: Materiais no Ensino dos Saberes Aritméticos em Sergipe

Autores

  • Jéssica Cravo Santos

Resumo

Neste texto são respaldadas considerações sobre possíveis práticas e finalidades de usos dos materiais prescritos ao ensino dos saberes aritméticos em Sergipe. Para se atingir o propósito da investigação, inicialmente foi realizado um exame em programas de ensino em busca de informações sobre os materiais e os saberes. Em seguida, tornou-se necessário investigar propostas pedagógicas contidas nos próprios materiais, analisando conteúdos, procedimentos e finalidades a que eram evidenciados na prescrição legal, recorrendo-se também a periódicos que circularam a época e a manuais de ensino apontados pela legislação. Como fundamentação teórica, foram adotados autores como Valente (2013, 2014), para informações sobre as Cartas de Parker; Pais (2011, 2016) sobre contadores e Calkins (1886/1950) e Valdemarin (2006), para entendimento do método intuitivo ou lições de coisas. Com base na análise realizada, constatou-se, que vários materiais são prescritos ao ensino, de contadores mecânicos aos padrões do sistema de pesos e medidas, mas que de maneira geral, parecem se constituir como um intermédio para a conceituação dos mais variados saberes propostos no curso primário sergipano.

Downloads

Publicado

2017-01-09