SABERES GEOMÉTRICOS PARA O ENSINO PRIMÁRIO EM DOCUMENTOS OFICIAIS DE SERGIPE (1931-1944)

Autores

  • Joana Kelly Souza dos Santos
  • Ivanete Batista Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Resumo

Neste texto é apresentado um exame sobre os saberes geométricos em Sergipe, a partir do objetivo de identificar se e como os saberes geométricos foram prescritos nos documentos oficiais de Sergipe ao longo dos anos de 1931 a 1944. Para isso foram tomadas por fontes Leis, Decretos, Regulamentos e os Programas de Ensino dentro do marco estabelecido. O marco cronológico foi definido a partir das fontes contempladas nesta pesquisa. Foram tomados Ragazzini (2001) e Valente (2013) para o entendimento sobre fontes, Valente (2013) com relação a história da educação matemática e Leme da Silva (2015) sobre saberes geométricos. Constatou-se que os saberes geométricos foram prescritos em Desenho, Trabalhos Manuais e Matemática, as recomendações eram de que o ensino fosse abordado de modo natural, instigando o aluno a construir seu conhecimento a partir do cotidiano. Com relação ao método, este só foi identificado no ano de 1931 que indicava uma mudança no que diz respeito ao papel do aluno e do professor, com o primeiro deixando de apenas observar e passando a ser construtor do seu conhecimento, a partir da mediação do segundo. Por fim, infere-se que os saberes abordados versavam entre linhas, ângulos, formas e sólidos geométricos, não sofrendo alterações significativas ao longo do marco estabelecido.

Biografia do Autor

Ivanete Batista Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Profa. Adjunta do Departamento de Matemática da UFS

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Publicado

2017-01-09