PROVAS DE CONCURSOS PARA O MAGISTÉRIO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA NO ESTADO DE SERGIPE (1874-1924): uma descrição em busca da origem das questões

Autores

  • Heloísa Helena Silva

Resumo

Nesse artigo é apresentado o resultado da seleção e análise dos saberes matemáticos, identificados nas provas de concursos para professores primários, realizados desde 1874 a 1924. Para chegar a essa conclusão foi tomada como referência Valente (2013). A partir das provas dissertativas foram identificados conteúdos aritméticos como: operações de adição, multiplicação, divisão e subtração, entre números inteiros, decimais e quebrados. Após a descrição foi apresentada uma breve aproximação entre os enunciados das questões e a resolução utilizadas pelos candidatos com a forma como os conteúdos eram abordados em manuais de autoria de Antônio Trajano. Do exame efetuado é possível identificar elementos de aproximação entre a forma como os conteúdos foram abordados nos manuais e os enunciados e as resoluções dos candidatos. E  ao que tudo indica os conteúdos geométricos não eram considerados como referência para a seleção dos professores para o ensino primário em Sergipe, um vez que nas provas examinadas só aparece conteúdos aritméticos

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Publicado

2017-01-09