UM MAPEAMENTO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM RELAÇÃO AOS SABERES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO EM SERGIPE

Autores

  • Josefa Dielle Nunes da Silva

Resumo

Neste artigo é apresentado um mapeamento de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC produzidos por alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Sergipe – UFS que versam sobre saberes matemáticos. Para alcançar tal intento, foi utilizado como suporte teórico Valente (2013) sobre história da educação matemática, Fiorentinni e Lorenzato (2012), Fiorentinni (1994) para um entendimento de pesquisa com uma abordagem tipo “estado da arte”. A partir do exame dos trabalhos localizados foram identificados pelo menos quatro pontos em comum. Primeiro em relação às temáticas, que versam sobre saberes aritméticos, saberes geométricos e formação de professores. Segundo as fontes, que inicialmente as pesquisas foram desenvolvidas com base em Decretos, Regulamentos de Instrução Primária e Programas de ensino, e que depois passaram a ser produzidas utilizando como fonte as revistas pedagógicas. Terceiro em relação aos referenciais teóricos utilizados pelos autores, a exemplo de Valente (2013) para um entendimento sobre história da educação matemática. Por fim, o quarto ponto, o processo de localização e uso das fontes, pois inicialmente os autores foram em busca das fontes em arquivos públicos localizados em Aracaju/SE e que depois são disponibilizadas no repositório de conteúdo digital.

Downloads

Publicado

2017-01-09