OS SABERES MATEMÁTICOS CONSTITUINTES PARA O CURSO PRIMÁRIO E CURSO NORMAL EM SERGIPE: UM EXAME EM DECRETOS E PROGRAMAS DE ENSINO (1890 – 1931)

Autores

  • Maria José Resende
  • Denize Silva Souza UFS

Resumo

Esta é uma pesquisa acerca dos saberes matemáticos constituintes para dois cursos em Sergipe – Curso Primário e Curso Normal – no período de 1890 a 1931, a partir do exame em Decretos-lei e programas de ensino respectivos a esse período. Como referencial, nos apoiamos em Valente (2013), acerca da produção em história da educação matemática; Chervel (1990), sobre história das disciplinas escolares; Santos (2015), quantos aos saberes matemáticos na formação de normalistas em Sergipe. Ao analisarmos os referidos documentos, identificamos que esses saberes são constituintes para quatro matérias/disciplinas: Aritmética, Álgebra, Desenho e Geometria. Notamos a predominância dos saberes aritméticos em ambos os cursos (Primário e Normal), mas também sendo constatada a presença de saberes geométricos nas matérias/disciplinas Desenho e Geometria, respectivamente, do Curso Primário e Curso Normal. Esses saberes geométricos vão desde o traçado de linhas para representar objetos conhecidos pelas crianças, ao desenvolvimento de conceitos geométricos (tangentes, secantes) que exigem maior abstração para sua compreensão. Quanto aos saberes algébricos, eles eram constituintes apenas para o Curso Normal.

Biografia do Autor

Denize Silva Souza, UFS

Professora Assistente do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de Sergipe, atuação na área de Educação Matemática

Downloads

Publicado

2017-01-09