O USO DOS TESTS EM ARITMÉTICA E O CONVENCIMENTO DOS PROFESSORES PARA MUDANÇAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: uma leitura dos periódicos da instrução pública paulista (1925 – 1932)

Autores

  • Nara Lima Vilma Pinheiro Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da UNIFESP

Resumo

Este texto trata de um tempo de transformações na educação: a penetração do ideário da chamada pedagogia científica por meio das revistas pedagógicas. São analisados periódicos paulistas e os textos relativos à aritmética dos primeiros anos escolares. Ganham destaque os tests, ícone de um novo tempo escolar, ingrediente modificador de programas, métodos e conteúdos de ensino. Discute-se a estratégia das lideranças paulistas na tentativa de convencer professores a adotarem as novas perspectivas em suas práticas pedagógicas, em particular, no ensino da aritmética. 

Biografia do Autor

Nara Lima Vilma Pinheiro, Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da UNIFESP

Departamento de Educação - Educação Matemática

Downloads

Publicado

2014-05-04