O PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA: CONTEXTO, GÊNESE E FUNDAMENTOS
Resumo
Resumo: O Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) foi apresentado à comunidade científica pelo Professor Yves Chevallard com o nome de Parcour d’Etude et Recherche e, desde então, tem estado no centro de muitas das investigações realizadas em Didática. Representa o cerne da grande mudança de paradigma pela qual passam as investigações, buscando dar sentido e encontrar respostas para a razão de ser do conhecimento. Sem a devida atenção ao que representa o PEP, as investigações podem se tornar trabalhos sem importância. Este artigo tem por objetivo apresentar o contexto que proporciona o desenvolvimento do PEP, descrevendo sua gênese e os principais elementos que o fundamentam. Para atingir esta finalidade, foi realizada uma revisão de literatura de artigos sobre o tema. Sobre o PEP, adotamos como parâmetro principal o artigo intitulado Teaching Mathematics in tomorrow’s society: a case for an oncoming counterparadigm, de Yves Chevallard, um dos principais estudos do professor Chevallard sobre o novo paradigma didático que possui como instrumento o PEP aqui investigado. Os fundamentos do PEP são extraídos de reflexões da Professora Dra. Marianna Bosch, resultando no estudo apresentado que poderá ser útil para professores e investigadores da Didática das Ciências.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.