O PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA: CONTEXTO, GÊNESE E FUNDAMENTOS

Autores

  • Bartira Fernandes Teixeira
  • Luiz Marcio Santos Farias

Resumo

Resumo: O Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) foi apresentado à comunidade científica pelo Professor Yves Chevallard com o nome de Parcour d’Etude et Recherche e, desde então, tem estado no centro de muitas das investigações realizadas em Didática. Representa o cerne da grande mudança de paradigma pela qual passam as investigações, buscando dar sentido e encontrar respostas para a razão de ser do conhecimento. Sem a devida atenção ao que representa o PEP, as investigações podem se tornar trabalhos sem importância. Este artigo tem por objetivo apresentar o contexto que proporciona o desenvolvimento do PEP, descrevendo sua gênese e os principais elementos que o fundamentam. Para atingir esta finalidade, foi realizada uma revisão de literatura de artigos sobre o tema. Sobre o PEP, adotamos como parâmetro principal o artigo intitulado Teaching Mathematics in tomorrow’s society: a case for an oncoming counterparadigm, de Yves Chevallard, um dos principais estudos do professor Chevallard sobre o novo paradigma didático que possui como instrumento o PEP aqui investigado. Os fundamentos do PEP são extraídos de reflexões da Professora Dra. Marianna Bosch, resultando no estudo apresentado que poderá ser útil para professores e investigadores da Didática das Ciências.

Downloads

Publicado

2022-10-10