A APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS SENO E COSSENO POR MEIO DE UM PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA
Resumo
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar como um Percurso de Estudo e
Pesquisa – PEP pode favorecer a construção do conhecimento inicial sobre as funções
trigonométricas seno e cosseno. Nesse sentido, nos fundamentamos teoricamente na Teoria
Antropológica do Didático – TAD e o PEP. O contexto da pesquisa constituiu de estudantes de
uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública, em Feira de Santana-BA,
desenvolvidos de forma remota, durante o período pandêmico da Covid-19. Ao observar a
perda da razão de ser para o estudo da trigonometria e das funções trigonométricas, o PEP é
apresentado como uma alternativa para resgatar a razão de ser do objeto matemático estudado,
integrando de forma interdisciplinar o GeoGebra, a medicina e estudo das funções seno e
cosseno. Desse modo, foi possível, por meio do PEP, chegar à construção introdutória das
funções seno e cosseno. Vale salientar que no processo de estudo das funções seno e cosseno
por meio do PEP, a dialética a qual teve mais destaque, foi a dialética das perguntas e respostas.
Palavras chave: Teoria Antropológica do Didático, Percurso de Estudo e Pesquisa, Funções
trigonométricas, GeoGebra.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.