A APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS SENO E COSSENO POR MEIO DE UM PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA

Autores

  • Caroline da Silva Santos
  • Eliane Santana de Souza Oliveira

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar como um Percurso de Estudo e
Pesquisa – PEP pode favorecer a construção do conhecimento inicial sobre as funções
trigonométricas seno e cosseno. Nesse sentido, nos fundamentamos teoricamente na Teoria
Antropológica do Didático – TAD e o PEP. O contexto da pesquisa constituiu de estudantes de
uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública, em Feira de Santana-BA,
desenvolvidos de forma remota, durante o período pandêmico da Covid-19. Ao observar a
perda da razão de ser para o estudo da trigonometria e das funções trigonométricas, o PEP é
apresentado como uma alternativa para resgatar a razão de ser do objeto matemático estudado,
integrando de forma interdisciplinar o GeoGebra, a medicina e estudo das funções seno e
cosseno. Desse modo, foi possível, por meio do PEP, chegar à construção introdutória das
funções seno e cosseno. Vale salientar que no processo de estudo das funções seno e cosseno
por meio do PEP, a dialética a qual teve mais destaque, foi a dialética das perguntas e respostas.
Palavras chave: Teoria Antropológica do Didático, Percurso de Estudo e Pesquisa, Funções
trigonométricas, GeoGebra.

Downloads

Publicado

2022-10-10