O PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA (PEP) NO ENSINO DE CÁLCULO DE ÁREA EM UM CURSO DE ENGENHARIA

Autores

  • Kayla Rocha Braga
  • Jorge Williams Cunha ferreira
  • José Messildo Viana Nunes

Resumo

Resumo: Objetivamos com o presente artigo discorrer sobre a construção de um dispositivo didático face ao quadro teórico-metodológico do Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) aplicado no ensino do cálculo de área na educação superior, em um curso de graduação em Engenharia Elétrica, de uma Instituição Federal de Ensino do estado do Maranhão. Intentamos levar os
alunos à compreensão da noção de área como grandeza, uma vez que, no processo de aprendizagem desse conteúdo na Educação Básica é evidenciada uma dificuldade de distinção entre superfície e área. O referido PEP teve como questão norteadora geral investigar em que termos desenvolver e gerir um processo de ensino e aprendizagem para o cálculo de área a
estudantes de engenharia considerando as respectivas condições e restrições institucionais. Para tanto, realizamos, primeiramente, estudos de livros diáticos e documentos institucionais referentes ao cálculo de área e, em seguida, a concepção de uma organização didático-matemática para o ensino do respectivo componente curricular. Os resultados mostraram que
a elaboração do dispositivo didático possibilitou um desenvolvimento heurístico e racional do objeto de estudo, o que proporcionou a mensuração e a ampliação do equipamento praxeológico dos participantes da pesquisa.

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Publicado

2022-10-10