O PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA (PEP) NO ENSINO DE CÁLCULO DE ÁREA EM UM CURSO DE ENGENHARIA
Resumo
Resumo: Objetivamos com o presente artigo discorrer sobre a construção de um dispositivo didático face ao quadro teórico-metodológico do Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) aplicado no ensino do cálculo de área na educação superior, em um curso de graduação em Engenharia Elétrica, de uma Instituição Federal de Ensino do estado do Maranhão. Intentamos levar os
alunos à compreensão da noção de área como grandeza, uma vez que, no processo de aprendizagem desse conteúdo na Educação Básica é evidenciada uma dificuldade de distinção entre superfície e área. O referido PEP teve como questão norteadora geral investigar em que termos desenvolver e gerir um processo de ensino e aprendizagem para o cálculo de área a
estudantes de engenharia considerando as respectivas condições e restrições institucionais. Para tanto, realizamos, primeiramente, estudos de livros diáticos e documentos institucionais referentes ao cálculo de área e, em seguida, a concepção de uma organização didático-matemática para o ensino do respectivo componente curricular. Os resultados mostraram que
a elaboração do dispositivo didático possibilitou um desenvolvimento heurístico e racional do objeto de estudo, o que proporcionou a mensuração e a ampliação do equipamento praxeológico dos participantes da pesquisa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.