LETRAMENTO ESTATÍSTICO NO DESENVOLVIMENTO DE UM PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Resumo
O artigo objetiva analisar o nível de letramento estatístico intercalado ao conhecimento e a conscientização de um dos graves problemas enfrentados no Brasil relativo ao consumo de energia elétrica. Tomando aporte teórico os componentes do letramento estatístico e da Teoria Antropológico do Didático (TAD), foi realizado um Percurso de Estudo e Pesquisa na Formação Inicial de Professores (PEP – FP) com vinte e cinco licenciandos, de uma universidade do Norte do Brasil, sobre a investigação do consumo da energia elétrica de suas residências pelo período de sete dias. A atividade durou três aulas semanais e os estudantes tiveram como tarefa analisar como poderiam reduzir esse consumo. O principal resultado obtido com a pesquisa aponta para a desenvoltura dos futuros professores frente à leitura, construção e interpretações de tabelas e gráficos. A análise dos resultados possibilitou aos futuros professores compreenderem e interpretarem acerca da construção de tabelas e de gráficos e como as informações podem ser tratadas para o desenvolvimento das atividades do ensino de Estatística. A pesquisa de campo ajudou, sobremaneira, na formação docente e na compreensão da importância desse estudo não só na vida dos alunos, mas da sociedade em geral.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.