LETRAMENTO ESTATÍSTICO NO DESENVOLVIMENTO DE UM PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Vera Debora Maciel Vilhena
  • José Messildo Viana Nunes
  • José Carlos De Souza Pereira

Resumo

O artigo objetiva analisar o nível de letramento estatístico intercalado ao conhecimento e a conscientização de um dos graves problemas enfrentados no Brasil relativo ao consumo de energia elétrica. Tomando aporte teórico os componentes do letramento estatístico e da Teoria Antropológico do Didático (TAD), foi realizado um Percurso de Estudo e Pesquisa na Formação Inicial de Professores (PEP – FP) com vinte e cinco licenciandos, de uma universidade do Norte do Brasil, sobre a investigação do consumo da energia elétrica de suas residências pelo período de sete dias. A atividade durou três aulas semanais e os estudantes tiveram como tarefa analisar como poderiam reduzir esse consumo. O principal resultado obtido com a pesquisa aponta para a desenvoltura dos futuros professores frente à leitura, construção e interpretações de tabelas e gráficos. A análise dos resultados possibilitou aos futuros professores compreenderem e interpretarem acerca da construção de tabelas e de gráficos e como as informações podem ser tratadas para o desenvolvimento das atividades do ensino de Estatística. A pesquisa de campo ajudou, sobremaneira, na formação docente e na compreensão da importância desse estudo não só na vida dos alunos, mas da sociedade em geral.

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Publicado

2022-10-10