A ENGENHARIA DIDÁTICA E O PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA: EVOLUÇÃO E POSSIBILIDADES DIDÁTICAS
Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir a utilização da Engenharia Didática (ED) e sua evolução no campo educacional, como um aporte para o desenvolvimento de investigações na Didática da Matemática. Trata-se de um texto descritivo, numa visão fenomenológica de análise de fenômenos didáticos, caracterizado como um ensaio teórico com dados de uma revisão bibliográfica de artigos que tratam da evolução da ED e discutem Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP). Tece-se uma discussão de duas pesquisas que utilizaram a ED como metodologia de pesquisa e preocupadas com um problema comum: produzir e analisar situações didáticas que pudessem amenizar as problemáticas no processo de ensinar e aprender matemática, além de buscar compreender aspectos das práticas dos professores, visando mudanças didático-pedagógicas. As análises dos dados mostram que há mudanças no comportamento dos alunos e professores diante do conhecimento experimentado e das situações didáticas vivenciadas, indicando condições favoráveis à realização de ambas, ED ou PEP, mesmo dadas as restrições institucionais, estruturais ou de dificuldades com o conhecimento experimentado. Considera-se que a ED clássica faz transparecer de forma mais direta as variáveis de estudo, enquanto que o PEP possibilita ao pesquisador ter uma visão mais ampliada do objeto de estudo a partir dos seus princípios estruturantes, a participação dos sujeitos investigados no processo de construção e desenvolvimento das situações didáticas, fundamentados por dialéticas, que o insere no paradigma de questionamento do mundo. Ademais, um ensino que valorize os saberes, o contexto, as relações, a significação e o caminho percorrido possibilita a aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.