A ENGENHARIA DIDÁTICA E O PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA: EVOLUÇÃO E POSSIBILIDADES DIDÁTICAS

Autores

  • Márcia Azevedo Campos
  • Rita Cinéia Menes
  • Luiz Marcio Santos Farias
  • Laerte Fonseca Instituto Federal de Sergipe (IFS), Brasil

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir a utilização da Engenharia Didática (ED) e sua evolução no campo educacional, como um aporte para o desenvolvimento de investigações na Didática da Matemática. Trata-se de um texto descritivo, numa visão fenomenológica de análise de fenômenos didáticos, caracterizado como um ensaio teórico com dados de uma revisão bibliográfica de artigos que tratam da evolução da ED e discutem Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP). Tece-se uma discussão de duas pesquisas que utilizaram a ED como metodologia de pesquisa e preocupadas com um problema comum: produzir e analisar situações didáticas que pudessem amenizar as problemáticas no processo de ensinar e aprender matemática, além de buscar compreender aspectos das práticas dos professores, visando mudanças didático-pedagógicas. As análises dos dados mostram que há mudanças no comportamento dos alunos e professores diante do conhecimento experimentado e das situações didáticas vivenciadas, indicando condições favoráveis à realização de ambas, ED ou PEP, mesmo dadas as restrições institucionais, estruturais ou de dificuldades com o conhecimento experimentado. Considera-se que a ED clássica faz transparecer de forma mais direta as variáveis de estudo, enquanto que o PEP possibilita ao pesquisador ter uma visão mais ampliada do objeto de estudo a partir dos seus princípios estruturantes, a participação dos sujeitos investigados no processo de construção e desenvolvimento das situações didáticas, fundamentados por dialéticas, que o insere no paradigma de questionamento do mundo. Ademais, um ensino que valorize os saberes, o contexto, as relações, a significação e o caminho percorrido possibilita a aprendizagem.

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Publicado

2022-10-10