PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE: ESTUDO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA PELA PARÁBOLA

Autores

  • Edmo Fernandes Carvalho
  • Luiz Marcio Santos Farias
  • Anderson de Souza Neves
  • Raphael Fernandes Camera

Resumo

No campo da antropologia da didática, os conhecimentos didáticos (profissionais) podem ser utilizados para questionar os conteúdos curriculares e as estratégias para ensino destes. Neste artigo, apresentamos recorte de uma investigação, cujo objeto foi a integração de noções didáticas nas teorias matemáticas como uma das formas de promover tal questionamento. Isso é olhado de perto na difusão do objeto função quadrática num curso de formação de professores de Matemática. Isto implica dizer que as restrições nas práticas que constituem a Atividade Matemática de professores e estudantes constituem o nosso objeto de investigação. Objetiva-se, assim, analisar as condições e/ou restrições institucionais de uma proposta de construção de um modelo praxeológico alternativo para o estudo da função quadrática, de modo que sejam trabalhadas situações que nos levem ao encontro da função quadrática como parábola em curso de formação docente. A discussão proposta ampara-se teoricamente no quadro da Teoria Antropológica do Didático, desenvolvida por Yves Chevallard, do qual tomam-se algumas noções necessárias à interpretação dos dados construídos no seu desenvolvimento de uma Engenharia Didática de segunda geração, denominada Engenharia do Percurso de Estudo e Pesquisa – PEP. Os resultados indicaram que a proposição de situações que levem a função quadrática à parábola da experimentação de um PEP potencializou a integração de noções didáticas nas Praxeologias Matemáticas dos participantes da investigação e, por consequência, o questionamento dos conteúdos a serem ensinados. Isso caracterizou, ainda, uma espécie de reconstrução de praxeologias didático-matemáticas nesse contexto formativo.

Downloads

Publicado

2022-10-10