FUNÇÕES DIDÁTICAS: UM OLHAR APARTIR DAS INTERVENÇÕES DOS ESTUDANTES EM EXPERIMENTAÇÕES DE PEPS

Autores

  • Domingos Arcanjo António Nhampinga
  • Jany Santos Souza Goulart
  • Luiz Marcio Santos Farias

Resumo

Este texto se insere em uma perspectiva teórica de interlocução entre alguns elementos inerentes aos Percursos de Estudo e Pesquisa – PEP, particularmente, uma proposta que visa identificar e descrever indicadores que caracterizam as funções didáticas (cronogênese, mesogênese e topogênese) em dissertações e teses brasileiras. Esses aspectos foram revelados por meio das
ações dos estudantes, enquanto sujeitos reflexivos, imersos no processo de aprendizagem no contexto de PEPs. Como forma de lograr os objetivos, adotou-se a abordagem da dialética das mídias e meios, enquanto metodologia para identificar e analisar as dinâmicas dos estudantes em PEPs. Assim, foram identificadas 8 teses (plataforma CAPES) que adotaram descrições acerca das dinâmicas dos sujeitos da pesquisa, na busca por respostas a 𝑄𝑜. Frente a um processo cíclico, o repertório de questões-respostas foi discutido entre os grupos, partilhado com o pesquisador e ou professor e socializado posteriormente, para compor discussões dos percursos. Em geral, percebe-se que a construção do caminho nutrido por perguntas-respostas que remeteram ao meio como suporte na busca por respostas, leva o estudante a manifestar várias ações que lhe permitem construir de forma autônoma seu universo cognitivo.

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Publicado

2022-10-10