PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA: APROXIMAÇÕES ENTRE PAULO FREIRE E YVES CHEVALLARD
Resumo
Este trabalho é um recorte da tese que se encontra em conclusão, apresentamos alguns resultados da Teoria Pedagógica de Paulo Freire, em especial os elementos da pedagogia da pergunta, da problematização, do dialogismo, da educação como prática de liberdade e o paradigma de investigação e questionamento do mundo proposto por Yves Chevallard. Esta pesquisa busca questionar uma possível aproximação entre a ruptura paradigmática proposta na Teoria Pedagógica de Paulo Freire e a Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard. A hipótese que formulamos é que ambos os pesquisadores tecem uma crítica ao ensino tradicional e que existem diálogos que os aproximam. Para isso, o nosso objetivo geral foi analisar as contribuições das perspectivas teóricas freiriana e chevallardiana a partir das suas respectivas aproximações. Para estabelecer um diálogo entre Paulo Freire e Yves Chevallard nos apoiamos no elemento esquema herbartiano da Teoria Antropológica do Didático e na
metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Percebemos que há uma aproximação na proposta dos teóricos no que tange o Percurso de Ensino e Pesquisa – PEP proposto por Chevallard, pois se aproxima muito da proposta da pedagogia da pergunta, do diálogo de Paulo Freire, pois viver um percurso de ensino e pesquisa significa, em nossa leitura, viver a pergunta
e para viver a pergunta se faz necessário buscar resposta por meio de outras perguntas, indicando outros caminhos, e Freire ainda é mais enfático ao afirmar a importância da pergunta como ato gerador de todo conhecimento a ser ensinado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.