PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA: APROXIMAÇÕES ENTRE PAULO FREIRE E YVES CHEVALLARD

Autores

  • Dierson Gonçalves de Carvalho
  • Marilene Rosa dos Santos

Resumo

Este trabalho é um recorte da tese que se encontra em conclusão, apresentamos  alguns resultados da Teoria Pedagógica de Paulo Freire, em especial os elementos da pedagogia da pergunta, da problematização, do dialogismo, da educação como prática de liberdade e o paradigma de investigação e questionamento do mundo proposto por Yves Chevallard. Esta pesquisa busca questionar uma possível aproximação entre a ruptura paradigmática proposta na Teoria Pedagógica de Paulo Freire e a Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard. A hipótese que formulamos é que ambos os pesquisadores tecem uma crítica ao ensino tradicional e que existem diálogos que os aproximam. Para isso, o nosso objetivo geral foi analisar as contribuições das perspectivas teóricas freiriana e chevallardiana a partir das suas respectivas aproximações. Para estabelecer um diálogo entre Paulo Freire e Yves Chevallard nos apoiamos no elemento esquema herbartiano da Teoria Antropológica do Didático e na
metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Percebemos que há uma aproximação na proposta dos teóricos no que tange o Percurso de Ensino e Pesquisa – PEP proposto por Chevallard, pois se aproxima muito da proposta da pedagogia da pergunta, do diálogo de Paulo Freire, pois viver um percurso de ensino e pesquisa significa, em nossa leitura, viver a pergunta
e para viver a pergunta se faz necessário buscar resposta por meio de outras perguntas, indicando outros caminhos, e Freire ainda é mais enfático ao afirmar a importância da pergunta como ato gerador de todo conhecimento a ser ensinado.

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Publicado

2022-10-10