A ILUSTRAÇÃO E REESCRITA DE ENUNCIADOS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS

UMA ATIVIDADE VINCULADA A UM PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA DESENVOLVIDO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autores

  • Francieli Cristina Agostinetto Antunes
  • Nadjanara Ana Basso Morás
  • Clélia Maria Ignatius Nogueira
  • Marcus Bessa de Menezes

Resumo

São apresentadas, neste texto, reflexões acerca de tarefas implementadas durante a execução de uma Atividade de Estudo e Pesquisa, que compõe um Percurso de Estudo e Pesquisa desenvolvido em uma disciplina obrigatória de um curso de Licenciatura em Matemática. O estudo teve como objetivo identificar as restrições apresentadas pelos acadêmicos, na instituição ‘disciplina de Didática do 2º ano do curso’, ao elaborar enunciados de problemas matemáticos pensando nas diferenças dos alunos surdos em um contexto escolar inclusivo. Para tanto, foram lhes apresentadas pesquisas já realizadas que identificaram as contribuições de aspectos visuais para a interpretação de enunciados de problemas pelos alunos surdos e, a partir desses exemplos, foram apresentados alguns problemas que compõem as classes aditivas estabelecidas por Vergnaud, para que os acadêmicos elaborassem ilustrações, esquemas e reescrevessem os enunciados, seguindo os exemplos das pesquisas apresentadas. Embora os problemas fossem pertinentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental, os futuros professores não demonstraram estar aptos para a realização da tarefa proposta, posto que, além de não reescreverem o enunciado de maneira a torná-lo mais acessível para os alunos surdos, conforme as orientações contidas nas pesquisas apresentadas, as ilustrações, os
esquemas e as reescritas, que fizeram, estavam mais relacionadas à resolução do problema do que ao seu enunciado.

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Publicado

2022-10-10