O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS NA FRANÇA (1880 - 1960): implicações socioculturais de uma escola de massas
Resumo
Este artigo analisa a matemática do ensino primário francês, no período que se inicia durante a Terceira República, 1880, e vai até a década de 1960, com o advento da Matemática Moderna. No período da Terceira República (1870 – 1940) a escola francesa é constituída por dois sistemas de ensino marcadamente distintos pelo público a que se destina, pela extensão das propostas e por suas finalidades. O ensino primário, voltado para as classes populares, educa as crianças até a idade de 12 ou 13, embora permita o acesso aos cursos complementares ou às escolas primárias superiores, ou ainda às escolas de formação de professores primários. O ensino secundário por sua vez forma a escola da burguesia, é pago até o final de 1920 e atende as classes de 11 – 12 anos até cerca de 16 – 17 anos. Nesse período a escola primária é a responsável pela educação da grande maioria das crianças francesas, prepara seus alunos para entrar na vida, oferecendo um ensino essencialmente prático e concreto, que responde às necessidades da vida cotidiana e de sua atividade profissional futura. A partir da década de 1960, paralelamente ao Movimento da Matemática Moderna, ocorre na escola primária francesa uma mudança de perspectiva mais geral que visa levar em conta a democratização do acesso para o ensino secundário. O ensino elementar não constitui mais uma etapa terminal preparatória para a vida, mas um ensino preliminar a um secundário diversificado (longo, curto, prático), que agora constitui a base e os requisitos aos quais o ensino primário deve ser adptado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.