O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS NA FRANÇA (1880 - 1960): implicações socioculturais de uma escola de massas

Autores

  • Renaud d'Enfert Professor da Université de Paris SUD. Integrante do Groupe d’histoire et diffusion des sciences d’Orsay (GHDSO), EA 1610 - Etudes sur les sciences et les techniques.

Resumo

Este artigo analisa a matemática do ensino primário francês, no período que se inicia durante a Terceira República, 1880, e vai até a década de 1960, com o advento da Matemática Moderna. No período da Terceira República (1870 – 1940) a escola francesa é constituída por dois sistemas de ensino marcadamente distintos pelo público a que se destina, pela extensão das propostas e por suas finalidades. O ensino primário, voltado para as classes populares, educa as crianças até a idade de 12 ou 13, embora permita o acesso aos cursos complementares ou às escolas primárias superiores, ou ainda às escolas de formação de professores primários. O ensino secundário por sua vez forma a escola da burguesia, é pago até o final de 1920 e atende as classes de 11 – 12 anos até cerca de 16 – 17 anos. Nesse período a escola primária é a responsável pela educação da grande maioria das crianças francesas, prepara seus alunos para entrar na vida, oferecendo um ensino essencialmente prático e concreto, que responde às necessidades da vida cotidiana e de sua atividade profissional futura. A partir da década de 1960, paralelamente ao Movimento da Matemática Moderna, ocorre na escola primária francesa uma mudança de perspectiva mais geral que visa levar em conta a democratização do acesso para o ensino secundário. O ensino elementar não constitui mais uma etapa terminal preparatória para a vida, mas um ensino preliminar a um secundário diversificado (longo, curto, prático), que agora constitui a base e os requisitos aos quais o ensino primário deve ser adptado.

Biografia do Autor

Renaud d'Enfert, Professor da Université de Paris SUD. Integrante do Groupe d’histoire et diffusion des sciences d’Orsay (GHDSO), EA 1610 - Etudes sur les sciences et les techniques.

Professor da Université de Paris SUD. Integrante do Groupe d’histoire et diffusion des sciences d’Orsay (GHDSO), EA 1610 - Etudes sur les sciences et les techniques.

Downloads

Publicado

2014-05-05