Reflections on the development of mathematics teaching in France and B razil: brief history, characteristics and contributions
Resumo
superior a partir da pesquisa sobre modelagem no ensino de equações ABSTRACT In this text, we reflect on the emergence and development of the didactics of mathematics (DDM) in France and Brazil. We highlight features of this trend and illustrate some of its contributions to mathematics education and educational sciences. DDM emerges as a scientific field in the 1970s. In its origins, the theory of conceptual fields (TCC) and the theory of didactic situations (TSD) have a central place. Still, DDM currently aggregates a great diversity of theories and methodologies in which the questioning of objects of knowledge and the intention to change relationships with knowledge are relevant elements. Scientific interactions with Brazil have intensified since the 1990s, and since 2015, Brazilian researchers in DDM have been meeting at Working Group 14 (GT 14) of the Brazilian Society of Mathematical Education. In addition to theoretical evolutions of the concept of environment, it discusses, from the perspective of the anthropological theory of didactics, the change in paradigms and the relationship between the teaching problem and the research problem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.